Migalhas Quentes

Obra da juíza Helena Campos Refosco trata de aspectos práticos relacionados à litigiosidade repetitiva

Evento será dia 12 em Brasília e dia 15 em SP.

7/6/2018

O livro "Ação coletiva e democratização do acesso à Justiça" (Quartier Latin), da juíza Helena Campos Refosco, fruto da tese de doutorado aprovada com louvor na Faculdade de Direito da USP, será lançado em Brasília no próximo dia 12, e em SP no dia 15/6. A obra trata de aspectos práticos relacionados à litigiosidade repetitiva, sobretudo a bancária, de telecomunicações e contra o Poder Público, sendo de grande interesse para todos que atuam nas áreas de processo civil, Direito Público e Direito Privado.

Segundo o ministro Lewandowski, "o trabalho aprofunda o tema do acesso à Justiça, valendo-se de estudos de caso, que permitem a extração de diretrizes para o aprimoramento do processo coletivo brasileiro".

Para o orientador Carlos Portugal Gouvêa, professor de Direito Comercial e de Direitos Humanos da USP, o livro constitui "leitura obrigatória para aqueles que se interessam pelo método de estudos de caso, por quaisquer dos temas tratados nos casos estudados, por ações coletivas, por acesso à Justiça e pelo desenvolvimento acadêmico, econômico e social do Brasil".

A autora, que foi visiting researcher na Faculdade de Direito de Harvard, realiza estudo de Direito Comparado com as class actions, que pode ser muito útil para os operadores do Direito, especialmente aqueles que lidam com o processo coletivo, bem como traz ampla bibliografia para compreender o momento atual da jurisdição, que se relaciona às significativas mudanças sociais, econômicas e políticas vividas pelo Brasil nas últimas décadas.

Doutora em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, Helena Campos Refosco exerce, atualmente, a função de juíza auxiliar no gabinete do ministro Lewandowski, no STF.

O lançamento do dia 12 será no STF (Átrio da Biblioteca Victor Nunes Leal - 1º andar do Edifício Anexo II-A), a partir das 18h, e no dia 15, na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.731), também a partir das 18h.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025