Migalhas Quentes

Advogado aborda recolhimento do PIS/Pasep por instituições de ensino sem fins lucrativos

Kildare Meira, do escritório Covac – Sociedade de Advogados, comenta solução de consulta publicada pela Receita Federal.

7/7/2018

No último dia 3, foi publicada no DOU a solução de consulta Cosit 34/18 da Receita Federal. A resolução trata da imunidade de recolhimento do PIS/Pasep por instituições educacionais sem fins lucrativos.

De acordo com o advogado Kildare Meira, do escritório Covac - Sociedade de Advogados, a decisão é relevante para as instituições sem fins lucrativos com ou sem certificado de entrada como beneficentes de assistência social.

O advogado explica que, conforme afirmação da RFB, "as instituições de educação de caráter cultural e científico que preencham as condições e requisitos dos arts. 12 e 15 da lei 9.532 de 1997 terão de contribuir para o PIS/Pasep apenas sobre a folha de salários, tanto na hipótese de entidades imunes ao imposto de renda, quanto de entidades isentas a esse imposto".

Meira ressalta que entidades que não possuem o certificado de entrada como beneficentes de assistência social precisam recolher o PIS/Pasep sobre a folha de pagamento, sendo essa abrangência vinculada às receitas financeiras. "Essas entidades que tenham interesse em gozar da mesma imunidade das com certificado têm de ingressar com ações individuais para questionar em juízo a constitucionalidade dessa solução."

Segundo o causídico, a solução de consulta dá a entender que as pessoas jurídicas imunes a impostos "sujeitam-se à apuração cumulativa da Cofins relativamente às receitas não derivadas de suas atividades próprias".

De acordo com Meira, "esta solução de consulta revela o pensamento da Receita Federal. Este pensamento pode ser questionado em juízo". "As entidades imunes ao IRPJ, assim como as isentas, podem igualmente ser imunes ou isentas da Cofins e da contribuição para o PIS/Pasep", finaliza o advogado.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins

16/1/2018

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025