Migalhas Quentes

TRE mantém multa a Mercadante e PT

11/8/2006

 

Propaganda antecipada

 

TRE mantém multa a Mercadante e PT

 

Em sessão plenária realizada hoje, o TRE manteve a multa aplicada pelo juiz auxiliar, Vallim Bellocchi, ao candidato a governador, Aloizio Mercadante, e ao Diretório Estadual de São Paulo do PT, em R$ 21.282,00 cada um, por prática de propaganda antecipada.

 

De acordo com a decisão, a propaganda partidária, veiculada em rádio e TV, no primeiro semestre, destacou o cargo pretendido por Mercadante e suas qualidades como futuro governante do Estado.

 

Segundo o art. 45, incisos I a III da lei 9.096/95 (clique aqui), a propaganda partidária deve se limitar a "difundir os programas partidários, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com este relacionados e das atividades congressuais do partido e a divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários". Já a propaganda eleitoral em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa em 15 de agosto.

 

Cabe recurso ao TSE.

 

Apolinário também tem multa mantida

 

A corte decidiu, ainda, pela manutenção da multa de R$ 21.282,00 aplicada pelo juiz auxiliar James Siano ao candidato a governador, Carlos Alberto Eugênio Apolinário, por propaganda antecipada. Durante propaganda partidária veiculada em rádio, no dia 8 de maio, foram transmitidas mensagens que caracterizaram propaganda eleitoral de Apolinário, ao afirmar que "Juntos, eu, você e o PDT vamos governar São Paulo". A propaganda eleitoral em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa em 15 de agosto.

 

Cabe recurso ao TSE.

 

PP perde tempo em inserções

 

Na mesma sessão, o Partido Progressista (PP) teve dois minutos do tempo de propaganda partidária cassados em duas representações por violação à legislação eleitoral.

 

As representações julgadas se referiam a inserções estaduais de rádio em 19 de junho e, de rádio e TV, em 18 de junho. Nos programas, houve enaltecimento do candidato a deputado federal, Beto Mansur, configurando promoção pessoal. A perda do tempo deverá ocorrer em 2007, próximo semestre em que haverá inserções desse tipo de propaganda.

 

Cabe recurso ao TSE.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024