Migalhas Quentes

Nasce em SP Instituto Brasileiro de Direito Contratual

Entidade plural que pretende velar, de forma interdisciplinar, pelo desenvolvimento, aprimoramento, preservação e fomento do estudo do Direito Contratual.

1/8/2019

Aconteceu ontem, em SP, na Escola Paulista de Direito, a assembleia de constituição do IBDCont - Instituto Brasileiro de Direito Contratual. A entidade tem como finalidade principal velar pelo desenvolvimento, aprimoramento, preservação e fomento do estudo do Direito Contratual, em uma análise interdisciplinar. 

Idealizado pelo civilista Flavio Tartuce, o instituto congrega advogados de todo o país, das mais diversas áreas, em um espaço onde é bem-vindo o debate de ideias divergentes com pluralismo de concepções.   

O IBDCont é composto por cerca de 40% de acadêmicos e 60% de profissionais que atuam diariamente com os desafios do Direito Contratual. Prova disso é a qualidade das centenas de fundadores que estiveram envolvidos na constituição. Renomados juristas, advogados, magistrados, professores e procuradores irão trabalhar juntos para levar a doutrina ao legislativo, para participar de audiências públicas e ainda atuar como amicus curiae no Brasil ou no exterior. São150 fundadores, com comissões das mais variadas. Desde Contratos Civis, de Consumo e Empresariais até Contratos Desportivos, de Direito Público e Novas Tecnologias.

Entre as atividades principais do Instituto, está a realização de congressos, seminários, conferências e debates com genuína divergência, que tragam uma equipe de docentes diversos e que fomentem uma discussão eloquente, pacífica e salutar. Pretende-se ainda que o resultado de todo esse ‘pensar’ seja transformado em publicações periódicas, em formato de uma revista trimestral, que una a ciência à prática de maneira nobre. 

Em que pese ser um espaço amplo e democrático, todo sistema colaborativo necessita de uma direção, que será composta por:

Flavio Tartuce – presidente

Angélica Carlini – vice-presidente

Eroulths Cortiano Júnior – secretário-Geral

José Fernando Simão – secretário-Geral adjunto

Marília Xavier – tesoureira

Maurício Bunazar - tesoureiro adjunto

A professora Giselda Hironaka preside o Conselho Consultivo, que tem ainda: Carlos Roberto Gonçalves (SP), Cláudia Lima Marques (RS), Enio Zulliani (SP), Gustavo Tepedino (RJ), Heloísa Helena Barboza (RJ), Jones Figueirêdo Alves (PE), Luis Felipe Salomão (DF), Nestor Duarte (SP), Paulo Dias Moura Ribeiro (DF), Paulo Lôbo (PE), Silvio de Salvo Venosa (SP) e Zeno Veloso (PA).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024