Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "De quem é o comando? - O desafio de governar uma prisão no Brasil"

O livro retrata a relação entre detentos e poder público no sistema carcerário.

20/11/2019

"De quem é o comando? - O desafio de governar uma prisão no Brasil(Record – 532 p.), livro de autoria de Eduardo Matos de Alencar retrata sobre uma realidade conhecida por todos os brasileiros: a questão de abandono das prisões pelas políticas públicas, que não garante a integridade dos presos, trazendo uma reflexão sobre o caso.

Logo no início, o livro relembra o caso da grande rebelião de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj, que ganhou destaque da grande mídia como a segunda maior chacina desde o Carandiru, em 1992. Porém, ao contrário do famoso massacre em São Paulo, na penitenciário Anísio Jobim, a maior parte dos crimes foram cometidos por detentos contra outros detentos. Eventos similares seguiram em outras prisões, mostrando que havia algo estranho acontecendo no sistema penitenciário brasileiro.

Assim surge a pergunta do sociólogo Eduardo Matos de Alencar "eu percebia que naquela torrente confusa de queixas e lamentos de um preso desesperado, residia a chave para a interpretação de um enigma: de quem é o comando de uma prisão?". A resposta conduz a reflexão do autor ao encontro de um autêntico personagem conceitual: o chaveiro, termo empregado pelo sistema penitenciário pernambucano, para designar detentos que exercem atividades de controle direto dos pavilhões.

A obra tem origem em uma extensa pesquisa do autor em uma das maiores prisões brasileira, o Complexo do Curado, no Recife/PE, onde analisou todos os aspectos daquele ambiente, registrando cada detalhe para compor o livro, que apesar de geograficamente limitado ao Pernambuco, retrata uma realidade do sistema carcerário brasileiro.

Sobre o autor:

Eduardo Matos de Alencar é escritor, sociólogo e analista político. Doutor em sociologia pela UFPE. Trabalhou durante quase uma década em governos municipais e estaduais, com passagem por organizações internacionais, em programas como UPP Social e Pacto pela Vida. Desde 2014, abandonou o serviço público e tem se dedicado a escrever e analisar a realidade nacional  a partir do que viveu na prática cotidiana da política e de Estado brasileiros.

____________

Ganhadora:

Milena de Souza Lima, advogada em Votuporanga/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025