Migalhas Quentes

Câmara aprova proposta que prevê incentivos fiscais para setor de tecnologia da informação

Proposta, que substitui isenções tributárias consideradas ilegais pela OMC, segue agora para o Senado.

28/11/2019

Nesta quarta-feira, 27, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo ao PL 4.805/19 que cria incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação, substituindo isenções tributárias consideradas ilegais pela Organização Mundial do Comércio. O texto segue agora para o Senado.

De acordo com informações da Câmara, em dezembro de 2018, a OMC permitiu a continuidade de incentivos condenados até 2019. No entanto, a partir de 2020, esses benefícios não poderão mais ser concedidos. Na OMC, o Brasil foi contestado pelo Japão e pela União Europeia pela concessão de incentivos a empresas com sede em território nacional em prejuízo das estrangeiras, o que é proibido pelo órgão.

O substitutivo do deputado Federal André Figueiredo ao PL 4.805/19 acaba com a isenção de tributos, criando um valor de crédito com base no total que a empresa investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação a cada trimestre. Assim, a proposta adequa a concessão de benefícios às empresas de tecnologia da informação e comunicação às previsões do órgão internacional.

O projeto atinge fabricantes e desenvolvedores de componentes eletrônicos, equipamentos e máquinas (exceto de áudio e vídeo), programas de computador e serviços técnicos especializados.

Segundo o texto, os créditos obtidos pelas empresas serão calculados com base em multiplicadores que variam de 2,63 a 4,31, aplicados sobre o valor investido. Os maiores desses fatores valerão para empresas localizadas na região Centro-Oeste, na Sudam – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia e na Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

Os incentivos previstos pela proposta, caso ela venha a ser sancionada, serão válidos até dezembro de 2029.

Condições

De acordo com o texto, para contar com o incentivo, as empresas deverão apresentar proposta de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor, que dependerá de aprovação pelos ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A proposta permite ainda às empresas substituir o depósito de 10% do limite mínimo de aplicação em pesquisa no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pelo direcionamento desse valor a programas e projetos de interesse nacional nas áreas de tecnologias da informação e comunicação considerados prioritários pelo governo.

A compensação será vedada quando se tratar de tributos relativos à importação, débito parcelado ou já compensado, valor objeto de pedido de ressarcimento indeferido, valor referente a pedido de ressarcimento sob investigação, valores de salário-família e salário-maternidade, e valores de imposto de renda pagos por estimativa.

A compensação com débitos de terceiros junto à Receita ou pendentes de decisão judicial definitiva também não poderá ocorrer; e empresas cujos proprietários, controladores, diretores e respectivos cônjuges ocupem cargos de livre nomeação na Administração Pública não poderão contar com os benefícios.

Informações: Câmara dos Deputados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Governo estuda novo incentivo fiscal para tornar clubes em empresas

3/9/2019
Migalhas de Peso

Startups podem ganhar fôlego com nova lei da informática

27/6/2018
Migalhas de Peso

Os benefícios para startups no uso da lei do bem

4/5/2018
Migalhas de Peso

Terão os contribuintes que devolver os incentivos fiscais de ICMS obtidos?

24/3/2015
Migalhas de Peso

Incentivos fiscais à pesquisa e inovação tecnológica

6/11/2007
Migalhas de Peso

Incentivos fiscais à pesquisa e inovação tecnológica - aplicável a todas as empresas

8/10/2007
Migalhas de Peso

Incentivos fiscais à informática e automação

16/3/2004

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024