Migalhas Quentes

CNJ manda TRF-2 apurar conduta de Bretas por participar de eventos políticos

Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, acolheu pedido OAB para apurar conduta do juiz Federal.

19/2/2020

O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, acolheu os argumentos da OAB e determinou que a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª região apure a conduta do juiz federal Marcelo da Costa Bretas.

Nesta segunda-feira, 17, a Ordem fez representação pedindo a instauração de processo administrativo disciplinar contra o magistrado para apurar atos de caráter político-partidário e de autopromoção e superexposição. Bretas esteve ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro, e do pré-candidato à reeleição na prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, no último fim de semana, em eventos de natureza política (inauguração de obra pública da alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, e participação em festa evangélica na praia).

Apuração

Diante dos apontamentos da OAB, Humberto Martins concluiu ser necessária a apuração dos fatos narrados e de eventuais faltas disciplinares.

O ministro determinou que a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª região apure os fatos e comunique ao CNJ o resultado da apuração no prazo de 60 dias.

Veja o despacho do corregedor.

Representação

Na representação, a Ordem aponta que o magistrado contrariou conduta disposta no artigo 95º, parágrafo único, inciso III, da CF, ao comparecer em evento de natureza política. Além disso, observa que Bretas colocou em sua conta na rede social vídeo de boas-vindas ao presidente da República e de admiração a outras autoridades, não observando as recomendações constantes do artigo 3º da resolução 305/19 do CNJ, que disciplina os parâmetros para o uso das redes sociais por membros Judiciário. A Ordem aponta ainda que o magistrado desrespeitou os incisos II e III do o artigo 4º da resolução.

Por fim, a OAB aponta que as atitudes do magistrado ofendem o artigo 2º do provimento 71/18, da Corregedoria Nacional, especialmente porque não se restringem a atos de filiação partidária, mas sim evidenciam apoio público e alinhamento político-partidário com o presidente da República. Assim, pede que sejam tomadas as providências cabíveis para a apuração e julgamento da conduta do de Bretas, instauração de processo administrativo disciplinar, e posterior aplicação da sanção cabível.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz Bretas terá conduta apurada por participação em eventos com políticos

18/2/2020

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025