Migalhas Quentes

TJ/AM implantará sistema de reconhecimento facial em unidades judiciárias

A previsão é de que o sistema entre em funcionamento no final deste mês.

7/3/2020

TJ/AM adotará sistema de monitoramento com reconhecimento facial nos Fóruns Ministro Henoch Reis, Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos e no Edifício Arnoldo Péres, sede da Corte. A medida faz parte do projeto "Integra TJ/AM" e foi resultado de uma parceria entre o Tribunal, o ITN – Instituto de Tecnologia do Norte, que está trabalhando no desenvolvimento do sistema, e a empresa Samsung, a qual está fazendo o aporte de recursos.

As primeiras 40 câmeras do sistema vão ser instaladas na entrada principal dos três edifícios: 20 delas no Edifício Arnoldo Péres; 10 no Fórum Ministro Henoch Reis e outras 10 no Fórum Cível Euza Vasconcelos. Hoje, em caráter experimental, três equipamentos do sistema já estão instalados no Edifício Arnoldo Péres, e a previsão da DVTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ/AM é que o projeto-piloto de expansão da nova ferramenta comece a funcionar no final do mês de março.

Futuramente, o monitoramento com reconhecimento facial deverá, no caso dos fóruns, ser integrado ao SAJ – Sistema de Automação da Justiça, que vai proporcionar, por exemplo, o uso da ferramenta pelas varas Criminais para o controle de comparecimento de apenados – dos regimes aberto e semiaberto – e de pessoas que respondem a processo em liberdade provisória e têm de se apresentar mensalmente à Justiça.

A proposta é que os apenados que são acompanhados pela VEP - Vara de Execução Penal e atualmente já registram o comparecimento pelo sistema de biometria digital passem a fazer o registro desse comparecimento periódico à vara por meio da biometria de reconhecimento facial, diante de uma câmera. Da mesma forma, será o registro de frequência colhido pelas varas Criminais, gerando a informação diretamente nos processos.

O novo sistema poderá, posteriormente, ser utilizado no procedimento de marcação de ponto de servidores, além de trazer mais segurança às pessoas que acessam as unidades de Justiça da capital, isso porque o projeto prevê a criação de um cadastro de faces, que envolverá servidores, estagiários, operadores do direito e pessoas que adentrarem às unidades judiciárias.

O projeto prevê a instalação de 200 câmeras em unidades judiciárias da capital, sem custos para o TJ/AM, uma vez que é patrocinado pela Samsung. Ao desenvolver o sistema, a empresa o ofereceu ao Tribunal, que passou a ser o testador. Quando o projeto estiver pronto, o TJ/AM herdará o legado dele resultante.

Informações: TJ/AM

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025