Migalhas Quentes

Após saída da CNN Brasil, advogadas emitem nota de apoio a Gabriela Prioli

Durante os debates, advogada era constantemente interrompida. Assista ao vídeo.

31/3/2020

Nesta semana, a advogada Gabriela Prioli anunciou sua saída do programa “O Grande Debate”, da CNN Brasil. Um dos motivos, segundo Prioli, é constante interrupção de suas falas durante os debates.

Diante da situação, um grupo de advogadas assinou nota de apoio à Gabriela Prioli. Segundo as signatárias, “com a saída de Gabriela do programa a CNN Brasil perde, a sociedade perde. Mas sua decisão é coerente com o que sempre defendeu: discussão baseada em dados, tolerância e respeito”.

Interrupções no debate

Gabriela Prioli participava dos programas de debates mediados pelo jornalista Reinaldo Gottino, ao lado de Caio Coppolla e, posteriormente, de Tomé Abduch. No dia em que a prisão domiciliar de Eduardo Cunha era pauta do debate, Gabriela foi interrompida várias vezes pelo mediador Gottino.

Veja abaixo:

A advogada é mestre em Direito Penal pela USP e professora na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em suas redes sociais, no domingo, Gabriela informou sua saída, dizendo que estaria apenas nas redes sociais.

Nota de apoio

Um grupo de advogadas assinou nota de apoio à Gabriela Prioli. “Gabriela sempre manteve sua postura séria, ética e comprometida,argumentando com base em dados, como é esperado de quem participa de umprograma televisivo que se propõe a discutir temas de relevo social”, disseram.

“A forma como a Gabriela Prioli foi tratada tanto pelos participantes do programa 'O Grande Debate', como pela direção da CNN Brasil bem demonstra a dificuldade que nós, mulheres, enfrentamos diariamente. Dificuldades tanto para falar como para sermos ouvidas. Por conta disso, o nosso grupo, que conta com quase 200 advogadas de todo o Brasil, decidiu divulgar uma nota de apoio.” Cláudia Bernasconi, advogada capitaneou a manifestação de apoio.

Veja a íntegra da nota. Conheça as signátárias, clique aqui

______________

Nota de Apoio à Gabriela Prioli

As advogadas e os advogados abaixo assinados vêm a público manifestar seu apoio à advogada e comentarista política Gabriela Prioli relativamente aos acontecimentos recentes no programa Grande Debate, promovido pela CNN Brasil.

Gabriela sempre manteve sua postura séria, ética e comprometida, argumentando com base em dados, como é esperado de quem participa de um programa televisivo que se propõe a discutir temas de relevo social.

Infelizmente, os dois debatedores escolhidos para o quadro não apresentaram os mesmos predicados, mostrando-se frequentemente despreparados para o tema do dia e, por vezes, recorrendo a ataques pessoais. Nem sequer o intermediador, posto ali para equilibrar o debate de forma neutra, cumpriu esse papel: não só não evitou que o outro debatedor interrompesse sua fala, como ainda, passou a ser protagonista das interrupções. Não há forma mais clara de desrespeito ao fomento do equilíbrio que lhe incumbia.

Enquanto telespectadores, esperávamos que o compromisso da CNN Brasil fosse com a proposta de um debate informativo, embasado, racional e mediado pelo respeito. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que vimos foi o acirramento da polarização, não como forma de contrapor argumentos e dados, mas como um fim em si. Com isso, perdeu a emissora a chance de contribuir positivamente em um momento em que a solidariedade é essencial e no qual a boa informação pode ser a diferença entre viver ou morrer.

Com a saída de Gabriela do programa a CNN Brasil perde, a sociedade perde. Mas sua decisão é coerente com o que sempre defendeu: discussão baseada em dados, tolerância e respeito.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024