Migalhas Quentes

ABPI passa a integrar futuro Conselho do "INPI Negócios"

A informação é do presidente do INPI, Cláudio Furtado, em live no Youtube, que aconteceu no dia 21 de abril e contou com a participação de mais de 300 inscritos.

24/4/2020

A ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual foi uma das primeiras entidades privadas convidadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI para participar do futuro Conselho Consultivo do  "INPI Negócios", iniciativa que pretende disseminar a cultura e a prática da propriedade intelectual junto a empresas, startups e universidades, com objetivo de elevar o número de ativos de propriedade intelectual no país. A informação é do presidente do INPI, Cláudio Furtado, em live no Youtube, que aconteceu no dia 21 de abril e contou com a participação de mais de 300 inscritos.

Mediador da conversa, o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, listou, além o INPI Negócios, outras realizações da gestão atual do INPI, como o combate ao backlog de patentes, a adesão ao Protocolo de Madri e o sucesso no regime de teletrabalho dos servidores. Coordenada pela diretora-executiva da ABPI, Erika Diniz, a videoconferência teve ainda, pelo INPI, a participação do diretor de Administração, Júlio Castelo Branco, e dos coordenadores Alexandre Lopes e Felipe Augusto Melo de Oliveira. A participação da ABPI no "INPI Negócios" foi também considerada por meio das 14 Comissões de Estudos da entidade, que reúnem-se periodicamente e se debruçam sobre temas específicos da Propriedade Intelectual. 

Segundo Furtado, o "INPI Negócios" atuará junto aos residentes - startups, centros tecnológicos de empresas e núcleos de pesquisa das universidades - em três vetores:  primeiramente na "criação" da Propriedade Intelectual, seguida pela "proteção" propriamente dita e, por fim, no "alinhamento" com o processo de monetização e comercialização do ativo de PI. O objetivo é ter um crescimento de 20% no número de depósitos de patentes, que por conta do Covid-19 está hoje na ordem de 14%. "Queremos promover uma mudança de paradigma da autarquia de "produtor" de concessão de ativos de PI para “disseminador” das vantagens deste sistema".

O vídeo completo com essa conversa pode ser acessado no canal da ABPI no Youtube.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024