Migalhas Quentes

Homem que chamou cunhado de “crioulo macaco” é condenado por injúria racial

Acusado tentou justificar sua inocência alegando também ser negro.

28/7/2020

Homem que chamou o cunhado de “crioulo macaco” terá que indenizá-lo por injúria racial proferida em local público. A sentença é do juiz de Direito substituto Bruno Junqueira Pereira, da 2ª vara Cível de Coronel Fabriciano/MG.

A vítima alegou que estava na rodoviária local quando foi surpreendido pelo cunhado, que se aproximou e o atacou com xingamentos como “crioulo, macaco, safado”, o acusando de manter relacionamento amoroso com sua esposa e o ameaçando de morte. Afirmou que os fatos se deram na presença de diversas pessoas e que, devido à situação constrangedora, tentou sair do local, mas foi impedida pelo acusado.

O homem, em sua defesa, argumentou que os fatos narrados foram apurados em ação criminal já arquivada, ocasião em que pagou uma multa como transação penal no valor de um salário mínimo. Ele confessou que houve de fato a discussão com seu cunhado, mas sem agressão verbal ou física, e afirmou que não houve prática de injúria racial, pois ele mesmo se autodeclara negro, assim como toda a sua família.

Danos à honra e imagem

Ao analisar o caso, o juiz considerou que a honra e imagem das pessoas são direitos fundamentais assegurados pela Constituição, assim como o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

A celebração da transação penal, destacou o juiz, não implica reconhecimento de culpa, do qual decorreria automático dever de indenizar. Contudo, “não afastada a existência material do fato pelo juízo criminal e a questão remanesce aberta para discussão no âmbito cível, em virtude da independência das instâncias”.

Por isso, independentemente da classificação penal da conduta do réu, o magistrado considerou evidente que as palavras proferidas tiveram o condão de violar os direitos da personalidade da vítima, desqualificando sua honra e sua imagem.

O juiz afirmou ainda que não foi acatada a alegação do acusado no sentido de que, por se autodeclarar negro, não seria possível ser acusado pelas injúrias raciais. O magistrado avaliou não ser crível que somente pessoas brancas possam cometer ataques étnico-raciais a pessoas negras.

“Inexiste monopólio ou vinculação necessária de tais práticas a determinado grupo social. Ao contrário, o racismo (lato sensu) pode ser, e infelizmente é praticado por qualquer pessoa. A ideia de que alguma categoria de pessoas possua uma espécie de privilégio ou imunidade para cometer práticas discriminatórias é ilógica, insensata e anti-isonômica.”

Assim, condenou o homem a indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.

Confira a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Ofensa ouvida acidentalmente em extensão do telefone não justifica ação penal por injúria

30/6/2020
Migalhas Quentes

Trabalhadora que sofreu injúrias raciais sendo chamada de "Exu" será indenizada

16/6/2020
Migalhas Quentes

Funcionária que chamou superior de “macaco, preto sem vergonha" para colega é absolvida

27/5/2020
Migalhas Quentes

Perfis fakes: Responsáveis por racismo contra Maju Coutinho são condenados

10/3/2020
Migalhas Quentes

Homem é condenado por injúria racial contra pintor

12/12/2019

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024