Migalhas Quentes

Fórum de Empresas LGBTI+ divulga manifesto de luta contra LGBTI+fobia

Documento publicado hoje marca os anos de luta do movimento LGBTI+ para que o mundo da saúde e da ciência deixasse de considerar a homossexualidade como doença, o que foi garantido pela OMS em 17 de maio de 1990.

17/5/2022

O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do qual o Demarest Advogados faz parte desde 2018, divulgou hoje o manifesto "Erradicação da LGBTI+fobia", para marcar os anos de luta do movimento LGBTI+ para que o mundo da saúde e da ciência deixasse de considerar a homossexualidade como doença, o que foi garantido pela OMS em 17 de maio de 1990. 

Falamos em celebrar essa data para homenagear todas as pessoas, LGBTI+ ou não, que conquistaram esse importante feito. Ao mesmo tempo, alertamos para os altos índices de violência física e psicológica que, de diferentes maneiras, afetam as pessoas LGBTI+ em suas realidades específicas. Podemos e devemos falar em erradicação das práticas de discriminação contra pessoas LGBTI+”, escreveu Reinaldo Bulgarelli, presidente do Fórum, responsável pelo manifesto.

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+(Imagem: Divulgação Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+)

O preconceito a gente não erradica, mas uma organização que diz abertamente e firmemente que quer erradicar a LGBTI+fobia contribui para que o comportamento de suas pessoas seja coerente com essa postura institucional”, completou.

O manifesto do Comitê de Presidentes do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, divulgado hoje, pode ser lido no site do movimento (clique aqui).

Apesar de todas as conquistas, a luta contra a discriminação e para construção de um ambiente seguro às pessoas LGBTI+ continua. É por isso que no Demarest criamos e fomentamos o nosso grupo de afinidade D Mais e nos orgulhamos de fazer parte do Fórum. Em 2022, além de seguir com os projetos iniciados nos anos anteriores, buscaremos novas iniciativas e trabalharemos com foco nas pessoas trans e mulheres lésbicas”, diz Cesar Rossi Machado, sócio da área de Resolução de Disputas do Demarest e sponsor do D Mais, grupo de afinidade voltado à população LGBTQIA+ e os aliados, que se somam na busca pela construção de um ambiente que valorize cada vez mais a diversidade e possibilite acesso e permanência dessa população ao escritório. 

O grupo atua para dar suporte efetivo às questões LGBTQIA+ e assim tornar o ambiente de trabalho e as relações com diferentes públicos mais abertos, acolhedores, respeitosos e seguros para todas as pessoas.

Entre algumas ações já realizadas pelo escritório estão: adesão e patrocínio ao Fórum de Empresas LGBTI+; patrocínio ao lançamento da cartilha “Padrões de Conduta Para Empresas”, da campanha ONU Livres & Iguais; retificação de nome para pessoas trans em atuação com a Casa Florescer (pro bono); e participação no casamento civil de mais de 150 casais.

Além disso, também atua na revisão de material, processo, programação de sistemas para o uso do nome social nos documentos internos para contratação do público transgênero e na divulgação de ações internas referente aos benefícios para casais homoafetivos.

Para 2022, o grupo D Mais definiu como temas principais de atuação a questão de empregabilidade de pessoas trans e ambiente seguro para lésbicas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024