Migalhas Quentes

Pedestre atropelada ao violar semáforo não terá direito a indenização

Segundo magistrado, vídeo deixou claro que a autora somente iniciou a travessia quando o semáforo abriu para os carros.

26/6/2022

A 3ª turma recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve sentença que negou pedido de indenização para pedestre que foi atropelada na faixa após ter violado o sinal, que estava aberto para o trânsito dos veículos.

A mulher narrou que foi atropelada pelo réu, enquanto atravessava um faixa de pedestres. Contou que a causa do acidente teria sido a falta de reação do condutor e que o fato lhe causou lesões físicas e morais. Diante do ocorrido, requereu que o motorista fosse condenado a lhe pagar danos materiais e morais. 

Em sua defesa, o condutor argumentou que a culpa do acidente foi exclusiva da pedestre, que teria atravessado a pista fora da faixa, violando o semáforo que a proibia de passar, pois marcava vermelho para pedestres e verde para o trânsito de veículos.

Pedestre atropelada ao violar semáforo aberto para veículos não tem direito a indenização.(Imagem: FreePik)

O juiz de Direito substituto Daniel Felipe Machado, do 5º JEC de Brasília, explicou que as provas do processo, os depoimentos da vítima e das testemunhas e, principalmente, o vídeo da câmera de segurança, que gravou o momento do acidente, demonstram que a culpa foi da mulher, que atravessou a pista com o sinal fechado para pedestres.

O magistrado ressaltou que, “segundo as regras de trânsito mais elementares, cabe ao pedestre, ao atravessar a faixa onde há semáforo, aguardar que ele lhe seja favorável; com efeito, não era possível ao réu prever que a vítima, atravessando descuidadamente a faixa, viesse a interceptar sua trajetória; não era possível exigir do réu, naquelas condições, conduta diversa; assim, o acidente se deu além dos limites objetivamente previsíveis ao réu, especialmente considerando que as condições climáticas e de iluminação lhe eram totalmente adversas”. Assim, negou os pedidos de indenização.

A pedestre recorreu, mas o colegiado entendeu que a sentença deveria ser totalmente mantida. No mesmo sentido do magistrado, entendeu que “o vídeo deixou claro que a autora somente iniciou a travessia quando o semáforo abriu para os carros, o que surpreendeu o réu, que não tinha condições de prever que a autora surgiria no meio da faixa de pedestre com o semáforo aberto para os carros”.

A decisão foi unânime.

Informações: TJ/DF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Lei de trânsito: Novas regras entram em vigor neste mês

28/4/2022
Migalhas Quentes

Juiz aplica retroatividade de nova lei de trânsito em CNH suspensa

25/1/2022
Migalhas Quentes

Motorista e dono de carro indenizarão vítima de acidente de trânsito

31/7/2020

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025