Migalhas Quentes

Homem que deve a grande empresa tem CNH e passaporte apreendidos

Restrições devem permanecer enquanto não houver quitação da dívida.

10/11/2022

Após tentativas frustradas de localizar e penhorar bens de homem que deve a uma grande empresa do ramo de construção civil, a Justiça expediu ofícios à PF, ao Detran e às principais instituições financeiras determinando o bloqueio de cartões de crédito, apreensão de passaporte e CNH. Decisão é da 18ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Devedor tem passaporte e CNH apreendidos.(Imagem: Freepik)

Em 1º grau, o juízo concluiu que "se o executado não tem como solver a dívida, também não há de ter recursos para viagens internacionais, manutenção de veículos automotores e assunção de novas obrigações a crédito”.

Na tentativa de suspender a execução, o homem recorreu ao 2º grau, mas teve o recurso negado por questão processual, visto que não houve impugnação de forma adequada, e que o direito de recorrer restou precluso. O ato judicial atacado é caracterizado como mero despacho de mero expediente, sendo, portanto, irrecorrível.

Pelas decisões, as restrições devem permanecer enquanto a dívida não for quitada.

O escritório EYS Sociedade de Advogados atua pela empresa. "A atuação da Justiça é fundamental para garantir que as leis sejam cumpridas também a favor de pessoas jurídicas, especialmente quando falamos de movimentação sustentável dos mercados financeiro e econômico do país”, afirmou Peterson dos Santos, sócio-diretor da banca.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TST: Post “ostentação” não justifica retenção de passaporte de devedor

10/11/2022
Migalhas Quentes

STJ: Medida para forçar pagamento de dívida não tem limite temporal

13/9/2022

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025