Migalhas Quentes

CCJ da Câmara aprova aplicação subsidiária do CPC em ação penal

Conforme a proposta, CPC poderá ser utilizado quando não conflitar com os princípios e a sistemática que lhes são próprios.

23/8/2023
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza a aplicação subsidiária do CPC no âmbito do processo penal, de maneira semelhante ao que ocorre atualmente nos processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos.

O texto aprovado foi o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Ricardo Ayres, para o PL 49/23, do deputado Marangoni. Como tramitava em caráter conclusivo, o texto deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise do plenário da Câmara.

PL autoriza a aplicação subsidiária do CDC em processo penal.(Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

"Com o substitutivo, deixamos claro que a norma processual civil apenas poderá ser 'importada' ao processo penal (e também aos demais ramos) quando não conflitar com os princípios e a sistemática que lhes são próprios", disse o relator.

Segundo Marangoni, autor do projeto original, a medida facilitará o "diálogo" entre as fontes normativas processuais diante de lacunas na lei penal "desde que a regra a ser aplicada seja compatível com o sistema processual penal".

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos