Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito de Empresa - 11ª edição"

O grande diferencial do livro consiste na abrangência dos comentários a cada um dos artigos do Código Civil, que superam a mera repetição de enunciados e descrições gerais.

20/10/2023

A 11ª edição da obra "Direito de Empresa", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, de autoria de Alfredo de Assis Gonçalves Neto, explica o método de estudo para a determinação do âmbito do Direito de Empresa e a formação histórica desse ramo do Direito Privado. Com isso, mostra como evoluiu do mercador para o empresário e, na ponta atual, para o agente econômico, assim no direito estrangeiro, como nacional.

A obra é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais.(Imagem: Arte Migalhas)

Os comentários “artigo por artigo” abordam, entre outros assuntos, a regulamentação do empresário, da sociedade em comum, da sociedade em conta de participação, da sociedade simples, da sociedade em nome coletivo, da sociedade em comandita simples, da sociedade limitada, da sociedade em comandita por ações e da sociedade cooperativa.

Encontram-se no livro, também, os artigos relativos às sociedades nacional e estrangeira, ao estabelecimento comercial, ao registro, ao nome empresarial e à escrituração mercantil, com breves referências à sociedade anônima do futebol e à empresa simples de crédito.

Dada a completude de seu conteúdo, trata-se de obra que tem servido de referência para estudo e pesquisa da matéria e para a aplicação prática das normas codificadas. A posição crítica do autor em relação à má compreensão de alguns institutos vem acompanhada de convincentes fundamentos e, além de fomentar o debate, tem auxiliado sua melhor compreensão, alterando, muitas vezes, orientações que vinham sendo seguidas pela doutrina e por decisões dos tribunais pátrios.  

Nos comentários aos artigos que tratam do Direito de Empresa, o autor aprofunda sua análise para além do que dizem seus enunciados e insere, sempre que possível, exemplos colhidos de sua experiência profissional como Advogado e Professor laureado com diversos títulos, profissionais e acadêmicos.

Em razão disso, a obra pode ser muito utilizada não apenas por acadêmicos, mas também por aqueles que buscam solucionar questões práticas envolvendo o Direito de Empresa. 

Nesta 11ª. edição, o autor incorporou, não só a atualização que, na edição anterior, havia figurado em um QRCode na “Nota à 10ª. Edição”, como as alterações advindas com as leis 14.193/21, 14.195/21, 14.382/22 e 14.451/22. Por outro lado, suprimiu os comentários aos artigos que regulavam a empresa individual de responsabilidade limitada – Eireli, porque revogados, mantendo, porém, uma análise dessa extinta entidade na parte referente à sociedade limitada unipessoal. O texto foi enriquecido, ainda, com novas referências bibliográficas, em razão de recentes publicações de renomados autores que versaram sobre algum tema nele tratado. Como consequência, foi igualmente ampliado o índice alfabético-remissivo.

O livro contém: 

Sobre o autor:

Alfredo de Assis Gonçalves Neto é professor titular da Faculdade de Direito da UFPR e ex-diretor. Lecionou direito comercial na graduação, mestrado e doutorado. Ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, da OAB/PR, da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Ex-Vice-Presidente da Comissão do Senado Federal para o Projeto de Código Comercial. Comercialista do ano no VI Congresso Brasileiro de Direito Comercial. Autor de diversos artigos e livros.

-----

Ganhadora:

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Ré abre cerveja durante audiência e é condenada em R$ 14 mil

9/5/2024

Casal indenizará vizinha em R$ 20 mil por perturbação do sossego

9/5/2024

De Pablo Marçal a Freddie Mercury, Minuto Migalhas traz um resumo da semana

10/5/2024

Empresário que hostilizou Zanin em aeroporto se retrata das ofensas

11/5/2024

Maioria do STF valida restrição de políticos em direção de estatais

9/5/2024

Artigos Mais Lidos

O Abril Despedaçado da Competição Brasileira de Processo

10/5/2024

O novo perse: o que fazer agora?

9/5/2024

O novo Marco Legal dos Games - Aspectos de propriedade intelectual

10/5/2024

Prova audiovisual e segurança jurídica: se está na nuvem, não está nos autos

9/5/2024

PL 1.026/24 prevê alterações e novas restrições no PERSE

9/5/2024