Migalhas Quentes

Advogado da SiqueiraCastro participa de debates jurídicos em Portugal

Thiago de Oliveira, sócio da área de Direito Público e Regulatório da SiqueiraCastro, participou como painelista e debatedor em eventos realizados em Portugal, juntamente com renomados juristas brasileiros e portugueses.

29/5/2024

Entre os últimos dias 13 e 16/5, Thiago de Oliveira, sócio da área de Direito Público e Regulatório da SiqueiraCastro, foi um dos palestrantes dos seminários sobre os "Novos rumos do Processo Administrativo" e sobre a "Abrangência do Princípio da Igualdade", este último em homenagem ao professor Jorge Miranda, todos organizados pelas Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa, de Coimbra, do Porto e pelo grupo de Direito Administrativo do Rio de Janeiro. Os eventos foram realizados em Portugal.

Na ocasião, ocorreram debates envolvendo juristas brasileiros e portugueses. Thiago de Oliveira foi painelista e debatedor em todos os eventos realizados, contribuindo com reflexões acerca do caráter regulador do processo administrativo sancionador e sobre a aplicação do princípio da igualdade no direito constitucional.

"Os congressos jurídicos, ocorridos em Portugal, contaram com reflexões importantes sobre alterações no âmbito do processo administrativo. No Brasil, o projeto de lei 2.481/22, em trâmite no Senado Federal, visa reformar a lei 9.784/99 (lei do processo administrativo federal), conferindo maior pragmatismo e consensualidade na seara do contencioso administrativo nacional", comentou.

Thiago de Oliveira (de terno cinza e gravata vermelha), ao lado de outros expositores do evento em Portugal. (Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Oliveira debateu relevantes insights com renomados juristas.(Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Oliveira transcorreu sobre a relevância dos assuntos debatidos, além de avaliar o impacto positivo do evento no contexto da relação jurídico-bilateral. "Sobre o princípio da igualdade, as discussões travadas, em homenagem ao professor Jorge Miranda, analisaram os desafios para aplicação efetiva desse princípio pelas Cortes Constitucionais brasileira e portuguesa. Os laços entre Brasil e Portugal são acadêmicos, comerciais e, acima de tudo, de afeto e amizade", frisou.

Oportunidade de reencontros

Nesse mesmo período, Thiago reuniu-se com os advogados Manuel Neves, Tiago Amaral e Ricardo Branco, sócios do Abreu Advogados, escritório e parceiro institucional da SiqueiraCastro.

Thiago reuniu-se com advogados do escritório tradicional e parceiro institucional da SiqueiraCastro.(Imagem: Divulgação Abreu Advogados)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025