Migalhas Quentes

PL prevê que agressores percam direito a bens adquiridos no casamento

Proposta visa proteger financeiramente vítimas de violência doméstica.

31/5/2024

A condenação por violência doméstica pode levar à perda do direito aos bens adquiridos durante o matrimônio para o agressor. Essa é a proposta do PL 1.977/24, apresentado pela senadora Ana Paula Lobato.

402104

O projeto, que deve ser distribuído às comissões, visa destinar à vítima da violência doméstica e familiar a totalidade dos bens do cônjuge ou companheiro agressor após a condenação. O objetivo é impedir que a vítima seja prejudicada financeiramente.

"Estamos propondo que, na partilha dos bens acumulados durante o casamento, o agressor perca o direito a qualquer parte desses bens. Isso é uma forma de garantir que as vítimas não sejam prejudicadas financeiramente durante o processo de separação ou divórcio. Só lembrando que esse projeto abrange todas as formas de violência, incluindo a psicológica que pode ser tão prejudicial quanto a física", explicou a senadora.

PL prevê que condenados por violência doméstica não tenham direito a bens adquiridos durante casamento ou união estável.(Imagem: Freepik)

O texto altera o Código Civil e se aplica a casamentos e uniões estáveis, nos regimes de comunhão parcial ou total de bens, para agressões cometidas antes ou depois do pedido de divórcio ou da dissolução da união.

Enquanto houver uma ação por crime de violência doméstica e familiar contra o cônjuge ou companheiro, os bens que caberiam ao réu no divórcio ficarão indisponíveis até o trânsito em julgado (esgotamento da possibilidade de recursos). Caso o réu seja condenado, os bens passarão a ser da vítima.

Além disso, o projeto também impede que vítimas de violência doméstica tenham que pagar pensão ao cônjuge ou companheiro agressor. Atualmente, o CC prevê que o direito à pensão cessa quando aquele que recebe apresenta "procedimento indigno" em relação ao devedor.

O projeto deixa claro que a condenação por crime praticado com violência doméstica e familiar contra o cônjuge ou companheiro é considerada um procedimento indigno.

Informações: Agência Senado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

PL quer justiça gratuita a mulheres vítimas de violência doméstica

20/2/2024
Migalhas Quentes

Advogados analisam PL que proíbe guarda compartilhada com agressor

30/8/2023
Migalhas Quentes

Câmara: Avança PL que proíbe guarda compartilhada em caso de violência

24/8/2023
Migalhas Quentes

Segue para sanção PL que prioriza emprego a mulher vítima de violência

8/3/2023
Migalhas Quentes

PL permite tornozeleira eletrônica em acusado de violência doméstica

30/1/2022
Migalhas Quentes

PL que torna essenciais serviços contra violência doméstica aguarda sanção

16/6/2020
Migalhas Quentes

PL da Câmara isenta vítima de violência doméstica de pagar IPI ao comprar carro

3/1/2020
Migalhas Quentes

Aguarda sanção PL que obriga agressor de violência doméstica a ressarcir SUS por tratamento de vítima

21/8/2019
Migalhas Quentes

PL busca garantir proteção a brasileiras vítimas de violência doméstica no exterior

12/7/2018

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025