Migalhas Quentes

Operadora de saúde não é obrigada a custear cirurgia bucomaxilofacial

Prova pericial constatou a ausência de necessidade da intervenção.

19/7/2024

Após prova pericial médica, a 2ª câmara Cível do TJ/PE entendeu que operadora de saúde não deve custear procedimento cirúrgico bucomaxilofacial, em virtude da ausência de compatibilidade entre o quadro clínico do beneficiário e procedimento indicado.

No processo, a parte autora ajuizou ação solicitação a cobertura de procedimento cirúrgico bucomaxilofacial em ambiente hospitalar, com anestesia e materiais necessários, anteriormente negado pela operadora de saúde. Em 1º grau, a demanda foi julgada improcedente.

Operadora de saúde não é obrigada a custear procedimento cirúrgico bucomaxilofacial.(Imagem: Freepik)

Na 2ª instância, o relator do caso, o desembargador Ruy Trezena Patu Júnior, fundamentou a decisão no laudo da perícia médica, no qual a perita destacou que os procedimentos postulados pelo autor não são compatíveis com a patologia que ele possui, sendo necessária a realização de procedimento odontológico e não hospitalar, para o qual não há cobertura contratual. 

“A perícia, em hipóteses como a dos autos, coerente com o acervo probatório, mostra-se preponderante, por se encontrar equidistante do conflito, não havendo como argumentações desacompanhadas de outras provas terem força suficiente a ilidir a conclusão levada a efeito em laudo pericial produzido por profissional com qualificação para a análise.”

Dessa forma, o colegiado, seguindo o voto do relator, negou os pedidos do autor.

Os advogados Thiago Pessoa, Izabelle Vasconcelos e Maresa Chaves, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, patrocinaram a seguradora na causa. 

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Plano de saúde não pagará estimulação magnética fora do rol da ANS

30/6/2024
Migalhas Quentes

Operadora não pagará terapias sem comprovação a homem com depressão

29/1/2024
Migalhas Quentes

Plano cobrirá lentes de catarata apenas se paciente apresentar nota

9/6/2023

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025