Migalhas Quentes

TST: Empresa responde por dívida trabalhista após adquirir unidade em recuperação

A 7ª turma da Corte reconheceu a sucessão trabalhista após a transferência formal do contrato de trabalho, mesmo em contexto de recuperação judicial.

7/12/2024

Uma indústria de laticínios em Porto Alegre/RS, foi condenada pelo TST a quitar os débitos trabalhistas de um auxiliar de produção. O funcionário trabalhava em uma unidade produtiva adquirida pela empresa em um processo de recuperação judicial.

A empresa alegou que a lei de falências (lei 11.101/05) a isentava da responsabilidade por débitos trabalhistas em casos de recuperação judicial. No entanto, a 7ª turma do TST decidiu, por unanimidade, que a transferência formal do contrato de trabalho para a empresa, com o devido registro em carteira, configura sucessão trabalhista, tornando-a responsável pelos débitos.

O auxiliar de produção, contratado em 2007 e demitido em 2016, reivindicou na justiça o pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e outras verbas trabalhistas referentes a todo o período do contrato.

A empresa, por sua vez, argumentou que adquiriu apenas algumas UPIs - Unidades Produtivas Isoladas do grupo em 2015, e que, portanto, sua responsabilidade se limitaria aos débitos posteriores à aquisição.

Segundo a 7ª turma do TST, houve transferência formal do contrato de trabalho do empregado para a empresa(Imagem: Flickr/TST)

As UPIs são conjuntos de ativos que empresas em recuperação judicial podem leiloar para cumprir obrigações e evitar a falência. A lei de falências prevê que a venda de UPIs isenta o arrematante da sucessão de obrigações do devedor. Apesar disso, o juízo de primeiro grau condenou a empresa ao pagamento de todos os débitos trabalhistas do auxiliar.

O ministro Agra Belmonte, relator do recurso da empresa, reconheceu a validade da lei de falências e a decisão do STF que a respalda. Contudo, destacou que, neste caso específico, a transferência formal do contrato de trabalho para a empresa, registrada na CTPS, caracteriza sucessão trabalhista.

Confira aqui o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TST: Princípio da sucessão trabalhista não se aplica ao trabalho doméstico

8/10/2023
Migalhas Quentes

TST isenta Varig Log de dívidas trabalhistas da Varig

9/11/2012
Migalhas Quentes

TST - Variglog e Volo do Brasil não respondem por dívidas trabalhistas da Varig

4/6/2011

Notícias Mais Lidas

Advogada xinga conciliador em audiência virtual: "ignorante, estúpido"

10/11/2025

“Calcinha misteriosa” achada em fórum no ES vira música e viraliza

10/11/2025

STJ: Só é possível penhora de bem alienado se credor fiduciário for citado

8/11/2025

STF julga nesta quarta se recreio compõe jornada de professores

10/11/2025

STF decidirá se servidor com pós pode iniciar carreira em nível mais alto

10/11/2025

Artigos Mais Lidos

O ágio pago na aquisição de investimento: a importância da natureza jurídica

10/11/2025

Dormientibus non succurrit jus - e os que estão acordados, socorre?

10/11/2025

Tema: O ônus da prova e sua importância no processo do trabalho

10/11/2025

EncroChat e a licitude das provas: Lições europeias para a cooperação penal internacional

10/11/2025

A carga tributária no Brasil: Entre a sanha arrecadatória e a necessidade de responsabilidade fiscal

10/11/2025