Migalhas Quentes

Onélia Santana é indicada para TCE com 39 dos 46 deputados cearenses

Com 15 anos de experiência e apoio de grande maioria dos deputados, indicação de Onélia Santana como conselheira do TCE/CE reforça sua contribuição à gestão pública.

10/12/2024

Assembleia Legislativa do Ceará oficializará, nos próximos dias, a nomeação de Onélia Santana para o cargo de conselheira do TCE/CE, com apoio massivo dos deputados estaduais.

Mesmo casada com o ministro da Educação, Camilo Santana, do PT, deputados de diferentes partidos, inclusive do PL, destacaram o mérito técnico de Onélia para ocupar o cargo.

Sua indicação recebeu a assinatura de 39 dos 46 parlamentares, abrangendo tanto membros da base governista quanto da oposição, demonstrando consenso em torno de sua competência e experiência.

O presidente eleito da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, ressaltou que a escolha se baseou em sua competência e experiência na gestão pública.

A deputada Lia gomes, irmã de Ciro Gomes, que tem sido bastante crítico à liderança política de Camilo Santana, também elogiou a capacidade de Onélia, destacando sua habilidade em transformar projetos sociais em políticas públicas consistentes.

Além disso, parlamentares sublinharam o impacto de sua nomeação na representatividade feminina no órgão.

Com sua posse, o TCE/CE passará a contar com três conselheiras entre seus sete membros, marcando um avanço importante em direção à paridade.

Currículo sólido e atuação reconhecida

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri, Onélia possui doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, com pesquisa voltada à insegurança alimentar em mulheres em extrema pobreza.

Além disso, possui MBA em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com formação complementar em instituições de renome, como a Universidade de Harvard.

Na Administração Pública, Onélia acumula mais de 15 anos de experiência. Idealizou e liderou o programa Mais Infância Ceará, referência nacional no combate à desigualdade e promoção de justiça social, transformado em política pública permanente no Estado.

Como Secretária de Proteção Social do Ceará, desempenhou papel fundamental no fortalecimento de ações integradas em benefício das populações vulneráveis.

Onélia Santana tem trajetória de destaque na gestão pública.(Imagem: Arte Migalhas)

Contribuição esperada no TCE/CE

A trajetória de Onélia Santana em políticas públicas, com experiência na formulação, execução e avaliação de projetos, traz uma contribuição valiosa para o Tribunal de Contas, especialmente no que diz respeito à eficiência administrativa e à transparência, pilares fundamentais para a atuação do órgão.

Sua nomeação também representa um avanço significativo para a representatividade feminina no TCE/CE, ampliando a diversidade e fortalecendo o espaço das mulheres em posições de liderança.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

O valor das mulheres no meio jurídico

7/5/2024
Migalhas Quentes

Mulheres representam 50% da advocacia brasileira

6/5/2024
Migalhas Quentes

Mulheres cada vez mais presentes no Direito

8/3/2024
Migalhas Quentes

Número de mulheres aumentou, mas ainda representa 25% dos tribunais

15/1/2024

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025