Migalhas Quentes

Justiça permite penhora de 30% de seguro-desemprego de devedor

Decisão foi baseada na ausência de outros bens a serem penhorados, permitindo assim a satisfação parcial do crédito ao credor, enquanto 70% dos valores foram liberados ao devedor.

21/1/2025

A juíza Helen Komatsu, da vara Única de Cardoso/SP, determinou a manutenção parcial da penhora de valores provenientes de seguro-desemprego depositados em conta poupança de um devedor. A magistrada permitiu mantem o bloqueio em 30% do montante, visto ausência de outros bens passíveis de penhora.

Nos autos, o devedor alegou que teve R$ 1.858,00 bloqueados de sua conta poupança, sendo eles impenhoráveis por estarem abaixo do limite de 40 salários-mínimos e por se tratar de verba de seguro-desemprego.

Magistrada manteve bloqueio parcial dos valores.(Imagem: Freepik)

Contudo, a juíza ponderou que, diante da ausência de outros bens passíveis de penhora e com base em jurisprudência consolidada, seria possível a constrição parcial para garantir a efetividade da execução.

“Diante de tal contexto, tendo em vista a falta de sucesso junto às diligências realizadas, mostra-se viável, no presente caso, a relativização de tal regra, possibilitando ao credor a satisfação de seu crédito.”

Além disso, a magistrada entendeu que a manutenção da penhora de 30% do valor é razoável, “não havendo indícios que a constrição de tal montante prejudicaria o sustento do executado ou de sua família”.

Com a decisão, 70% do valor bloqueado foi liberado para o devedor, enquanto 30% permanecerá penhorado para satisfação do crédito.

O escritório EYS Sociedade de Advogados atua no caso.

Confira aqui a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz penhora seguro-desemprego: "poucos se preocupam com credor"

10/4/2024
Migalhas Quentes

“Justiça dá a cada um o que é seu”, diz Noronha de penhora de salário

4/7/2023
Migalhas Quentes

STJ: Corte Especial libera penhora de salário para pagamento de dívida

19/4/2023

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025