Migalhas Quentes

Carneiros Advogados assessora Motorola em processo sobre uso do 5G

Conselho Administrativo de Defesa Econômica mantém apuração sobre patentes de 5G, apesar de acordo entre Motorola e Ericsson.

5/5/2025

O Carneiros Advogados assessorou a Motorola no CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica em discussão envolvendo possível abuso do direito de patente e de posição dominante por parte da Ericsson, multinacional sueca de tecnologia.

Assessorada pelo ex-conselheiro do CADE, Gilvandro Araújo, sócio do escritório, a Motorola representou ao CADE apontando que a Ericsson teria abusado de sua posição dominante ao criar dificuldades para obtenção das licenças necessárias para o acesso a suas patentes essenciais do 5G.

No início de abril, após o caso ter chegado ao CADE, as duas companhias fecharam um acordo global envolvendo o uso das patentes.

Carneiros Advogados assessorou Motorola em processo que resultou em acordo mundial sobre uso de patentes essenciais de 5G.(Imagem: Freepik)

Apesar do acordo, o Tribunal do CADE determinou este mês, por unanimidade, que a área técnica dê sequência a uma investigação sobre patente de 5G envolvendo a Ericsson, para apuração de possível infração à ordem econômica, nos termos do voto do conselheiro relator, Gustavo Augusto.

A ata de julgamento foi publicada no dia 30/4. O relator apontou que a investigação não se encerraria automaticamente com o acordo entre as partes envolvidas, por ser uma questão de ordem pública. Ele entendeu que a restrição ao uso de patentes essenciais de 5G poderia prejudicar a competitividade no mercado de telecomunicações, especialmente no mercado de comunicação por aparelho celular.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025