Migalhas Quentes

STF: Moraes diz estar "magoado" por quantidade de pedidos de suspeição

Relator do caso da trama golpista, Moraes aponta disparidade no número de contestações à sua atuação em comparação aos demais ministros.

6/5/2025

Durante sessão da 1ª turma do STF nesta terça-feira, 6, ministro Alexandre de Moraes desabafou sobre o elevado número de pedidos de suspeição apresentados contra ele em diversos processos. O ministro disse estar "magoado" com os requerimentos.

A fala ocorreu no julgamento da denúncia da PGR contra tentativa de golpe durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso em análise é a Pet 12.100, que envolve sete investigados apontados como integrantes do chamado "Núcleo 4" da estrutura denunciada.

Ao rebater os questionamentos recorrentes à sua imparcialidade, o ministro comparou a quantidade de pedidos de suspeição que recebe com a ausência de contestações semelhantes dirigidas a outros membros da Corte, como o ministro Luiz Fux.

"Presidente, Vossa Excelência sabe que eu fico extremamente magoado, porque quando surge, por exemplo, o nome do ministro Fux, ninguém pede a suspeição dele. Quando surge o meu nome, são 868 pedidos de suspeição. Então, na verdade, é suspeito quem está pedindo uma suspeição, impressionante."

A declaração evidencia o desconforto de Moraes com o que classificou como uma tentativa sistemática de afastá-lo de processos sensíveis, especialmente os relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

421175

Moraes manifestou-se após a sustentação da defesa do acusado Marcelo Araujo Bormevet. O advogado Hassan Magid de Castro Souki, que falou por Bormevet, fez questão de frisar que nem ele, nem o cliente participaram dessas iniciativas contra o ministro.

"Marcelo e esse advogado jamais arguiram a suspensão de Vossa Excelência", afirmou o causídico.

"Então, ao invés de 637 vezes, 636 vezes", respondeu o ministro.

Veja o momento:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

1ª turma do STF nega preliminares do Núcleo 4 da trama golpista

6/5/2025
Migalhas Quentes

1ª turma do STF torna réus membros do Núcleo 2 por tentativa de golpe

22/4/2025
Migalhas de Peso

Impedimento e suspeição no STF: A controvérsia sobre a relatoria de Alexandre de Moraes no caso dos ataques de 8 de Janeiro

28/3/2025
Migalhas Quentes

STF: Maioria nega pedido de Bolsonaro e mantém Moraes em ações do golpe

6/12/2024

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025