Migalhas Quentes

Instituto Nelson Wilians defende educação cidadã em encontro da ABEL

O encontro aconteceu entre os dias 4 e 6/6, em Natal/RN.

9/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

INW - Instituto Nelson Wilians, braço social do escritório Nelson Wilians Advogados, participou do "41º Encontro Nacional da ABEL - Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas", realizado de 4 a 6/6, em Natal/RN.

O evento reuniu representantes de escolas legislativas de todo o país para discutir o papel da educação cidadã na consolidação da democracia.

Com o tema "Educação Cidadã e Democracia", o encontro aconteceu em um contexto de baixa mobilização política entre os jovens brasileiros. Segundo pesquisa da Fundação SM, mais de 85% deles não se consideram cidadãos ativos. A discussão girou em torno da urgência de promover pertencimento, informação e participação social desde as bases.

"O evento reforçou a importância de alianças entre instituições que trabalham pela formação de uma cidadania ativa e informada", afirmou William Ruiz, gerente de Inovação e Relações Institucionais do INW.

Instituto Nelson Wilians defende educação cidadã em encontro da ABEL.(Imagem: Divulgação)

Durante o encontro, o instituto compartilhou experiências de projetos como o "Compartilhando Direito", que leva educação para a cidadania a escolas públicas e organizações sociais em oito estados. 

A iniciativa dialoga com a proposta das escolas do Legislativo, voltadas à promoção da participação política e da transparência.

"Cidadania se constrói com informação, diálogo e pertencimento. A educação legislativa, quando conectada aos desafios sociais, é uma ferramenta de transformação coletiva", disse Anne Wilians, fundadora e presidente do INW.

Para Roberto Lamari, presidente da ABEL, as escolas legislativas consolidam uma nova função do Parlamento: A de educar para a democracia. 

O evento também apresentou iniciativas locais que envolvem comunidades, estudantes e organizações sociais em ações de escuta, formação e engajamento cívico.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos