Migalhas Quentes

Nelson Wilians Advogados recebe comitiva da Guiné-Bissau em São Paulo

O encontro teve como foco discutir a ampliação das cooperações comerciais e jurídicas entre os dois países.

24/6/2025

O Nelson Wilians Advogados recebeu nesta semana representantes da Câmara de Comércio Brasil–Guiné-Bissau em São Paulo. O encontro teve como foco a ampliação das relações comerciais e jurídicas entre os dois países.

A delegação africana foi liderada por Júlio Aponto Té, presidente da Câmara, acompanhado por Thiago Rocha, responsável por novos negócios, e Sílvia Bonfim, assessora da entidade. 

A agenda incluiu discussões sobre possíveis parcerias nos setores de infraestrutura, agronegócio, energia, logística e serviços.

As conversas também abordaram o alinhamento entre os marcos legais dos dois países, com ênfase em Direito Comparado. Segundo o escritório, a aproximação normativa pode contribuir para maior segurança jurídica e estímulo a investimentos bilaterais.

Com crescimento projetado acima de 5% para os próximos anos, a Guiné-Bissau tem buscado diversificar sua economia e atrair capital estrangeiro. O Brasil, por sua vez, vê nos países africanos de língua portuguesa um mercado estratégico em expansão.

Adriano Santtos, Anne Wilians, Júlio António Aponto Té, Thiago Rocha Benedito e Rafael Licínio.(Imagem: Divulgação)

"É uma oportunidade concreta de aproximação entre o Brasil e a África, especialmente com países que compartilham laços históricos e linguísticos", afirma Anne Wilians, sócia do escritório. "Nosso papel é facilitar essa conexão por meio da advocacia estratégica".

O sócio Rafael Licínio destacou que a banca integra, desde 2018, uma aliança internacional com atuação em 23 países. "Essa estrutura nos permite fomentar oportunidades transnacionais com respaldo jurídico e visão de longo prazo", diz.

A visita marca um passo na tentativa de consolidar uma agenda de cooperação institucional e comercial entre os dois países, reforçando o interesse do setor privado brasileiro em ampliar sua presença em mercados africanos com os quais o Brasil mantém afinidades culturais e históricas.

A expectativa é que a aproximação se traduza em novos projetos e iniciativas de cooperação nos próximos anos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025