Migalhas Quentes

Sorteio da obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial"

A obra analisa o caso da MMX Sudeste Mineração S.A., de titularidade de Eike Batista, um dos poucos em que tal medida foi utilizada nesse regime.

7/7/2025

A obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial" (Thomson Reuters 234p.), de André Ferreira da Rosa Rochaanalisa, de forma inédita, o caso da MMX Sudeste Mineração S.A., de titularidade de Eike Batista, um dos poucos em que tal medida foi utilizada nesse regime.

Em contextos de falência, a desconsideração da personalidade jurídica é amplamente adotada, mas sua aplicação na recuperação judicial ainda é rara e controversa. 

O conteúdo apresenta uma análise crítica sobre a pertinência e a eficácia da desconsideração da personalidade jurídica no processo de recuperação judicial da MMX.

O livro também funciona como referência para magistrados, advogados, administradores e gestores judiciais no enfrentamento de fraudes durante a recuperação de empresas. São abordados o histórico de Eike Batista, práticas fraudulentas na MMX, e os impactos jurídicos das decisões proferidas.

Além disso, discute alternativas à desconsideração, como estratégias de rastreamento de ativos, contribuindo para o aprimoramento da aplicação legal em casos semelhantes. Trata-se de material relevante para a compreensão dos desafios e soluções jurídicas em cenários complexos de recuperação judicial no Brasil.

Um exemplar foi disponibilizado para sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor:

André Ferreira da Rosa Rocha é sócio-fundador da Triunfae, empresa especializada em reestruturação, gestão de crise, melhoria de performance e estratégia, bacharel e MBA em Administração e mestre em Direito dos Negócios, vice-presidente do IBRA.

Foi coordenador acadêmico internacional do IBAJUD, membro da TMA - Turnaround Management Association, da Insol International, do IIDC - Instituto Iberoamericano de Derecho Concursal e do ABI -American Bankruptcy Institute, idealizador e coordenador de dois programas internacionais em insolvência e reestruturação, que contaram com o apoio da UNCITRAL - United Nations Comission on International Trade Law, palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e professor em cursos de pós-graduação e consultor do Banco Mundial.


Ganhador:

Alessandro Marques Dourado Rodrigues de Miranda, de Teófilo Otoni/MG.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025