Migalhas Quentes

OAB/RJ lança o Censo da Advocacia para identificar principais demandas da categoria

Os resultados da pesquisa vão auxiliar a seccional na elaboração de políticas internas.

11/7/2025

OAB/RJ acaba de lançar o censo “Eu existo para a OAB/RJ”, iniciativa que promete transformar a forma como a instituição elabora suas políticas internas. O projeto, divulgado em um evento realizado na última quinta-feira (10/7), tem como objetivo promover um mapeamento amplo e detalhado do perfil da advocacia fluminense. O questionário está disponível aqui. (Ir em área restrita)

Dentre os pontos abordados pela pesquisa estão questões de identidade de gênero, raça, orientação sexual e idade, entre outros indicadores sociais. A partir desses dados, a seccional pretende desenvolver ações mais efetivas, justas e inclusivas para fortalecer a atuação profissional e institucional de advogados e advogadas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, reforçou a expectativa de que a ampla adesão ao censo fortaleça o compromisso da Ordem com a construção de um ambiente mais democrático, representativo e sensível às diversas realidades da advocacia.

OAB/RJ pretende transformar a forma como a instituição elabora suas políticas internas.(Imagem: Flávia Freitas/OAB/RJ)

Não podemos apenas imaginar que sabemos o que a advocacia precisa; temos que ouvir a classe, os pleitos de cada advogado e advogada, para que possamos traçar iniciativas que atendam a essas necessidades. Este censo vai ser de grande utilidade para as novas decisões e iniciativas da OAB-RJ. Precisamos que todos os colegas participem deste projeto”, declarou.

O projeto foi idealizado pela vice-presidente da Caarj - Caixa de Assistência da Advocacia, Mônica Alexandre, e resulta do trabalho conjunto de diversas diretorias e comissões da OAB/RJ, entre elas as de Igualdade Racial, Diversidade, Mulher Advogada, Pessoa com Deficiência, Atendimento à Pessoa Idosa, OAB Jovem, OAB Mulher e de Combate à Violência contra a Mulher.

"Nosso objetivo é estabelecer uma radiografia real da advocacia do Rio de Janeiro, a fim de criar políticas institucionais e, especialmente, participar dos projetos de governo para implementação de políticas públicas. Se não conhecermos a nós mesmos, não teremos possibilidade de enxergar o outro. Por isso, este é um trabalho de inclusão, no qual queremos dar voz à advocacia invisibilizada no Estado", reforçou Mônica Alexandre.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025