O primeiro livro de crônicas do advogado e escritor catarinense Cláudio Gastão da Rosa Filho (Gastão Filho Advocacia Criminal) é destaque no ranking dos mais vendidos na Amazon Brasil. "Crônicas de um Criminalista" (Minotauro/Grupo Almedina) aparece na filial brasileira da "livraria virtual", ocupando a posição número 104 entre todas as obras disponíveis no site nas categorias "Políticas Públicas, Política e Ciências Sociais" e "Política Social, Política e Ciências Sociais".
"A boa repercussão do meu trabalho é um convite para que eu continue escrevendo. Provavelmente faremos uma segunda edição ampliada do 'Crônicas', com novos textos", antecipa o autor.
O sucesso do livro é comemorado pelo editor da obra, Deonísio da Silva, também de Santa Catarina. "Chegar a essa posição nestas categorias é muito relevante. Há um aluvião de obras nestas duas rubricas e, por isso, estar entre os mais vendidos é um feito extraordinário", celebra.
"Crônicas de um Criminalista" traz 20 crônicas que, com uma linguagem acessível e ilustrações do chargista Zé Dassilva, despertam o interesse dos mais variados públicos. Os temas vão do Direito à religião, passando por questões centrais da vida moderna, como a influência das redes sociais nos "tribunais" da internet.
O livro foi lançado em setembro de 2023 e marca a estreia do advogado na literatura. "Ao completar 30 anos dedicados à advocacia criminal, reuni crônicas escritas em diferentes momentos de minha vida profissional", descreve Gastão Filho.
Em um dos trechos do livro, Gastão escreve que o advogado tem a missão de comungar com o réu a eucaristia da dor "buscar, senão uma absolvição, que o juiz não se esqueça da advertência bíblica de que 'a punição não pode ser maior que o pecado'".
No breve prefácio de "Crônicas de um Criminalista", o professor, advogado e presidente emérito da Academia Paulista de Letras, Ives Gandra da Silva Martins, afirma que o livro de Gastão Filho:
"constitui agradável narrativa sobre questões criminais em que atuou, apresentada com sinceridade, simplicidade, coerência e vi que a obra “traz, de pronto, algumas reflexões ao debate. Pensamentos oriundos da pena de um advogado - e um brilhante advogado, quanto mais criminalista - são sempre motivo de júbilo por seus colegas".
Entre as crônicas da obra, estão "Justiça no altar", "A paixão no banco dos réus" e "O senhor sabe que sou inocente, Doutor!".
Em "WhatsApp: mão invisível que assassina reputações", o autor aborda um dos temas predominantes do livro: o universo digital e seus julgamentos precipitados.
Em 2006, Gastão Filho lançou seu primeiro livro, "Crime Passional e Tribunal do Júri", dirigido ao mundo jurídico. A obra está esgotada e só pode ser encontrada em sebos.
Cláudio Gastão da Rosa Filho é nascido em Florianópolis/SC, é mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, advogado do escritório Gastão Filho Advocacia Criminal e hoje conhecido por marcantes vitórias em casos de repercussão nacional.