Migalhas Quentes

"Constituição Verde” é destaque em lançamento da Revista VOTO, sob curadoria da Q Comunicação

Parceria entre a Q Comunicação, agência de marketing jurídico ranqueada pela Leaders League, e Grupo VOTO integra protagonismo jurídico à interlocução político-empresarial em evento.

11/8/2025

A poucos dias da aguardada Semana da Pauta Verde, o Grupo VOTO e a Q Comunicação lançaram, em Brasília, a edição 164 da Revista VOTO, com o tema central “Constituição Verde”. A publicação destaca os principais julgamentos do STF que estão redefinindo os rumos do país sob o viés da sustentabilidade e da Justiça climática, com uma abordagem que integra o Judiciário à interlocução política e empresarial.

O advogado Rafael Carneiro, que estampa a capa da edição, ressaltou a importância da convergência entre Direito, meio ambiente e articulação institucional. “Essa convergência entre Direito, política e setor produtivo é essencial para transformar o discurso da sustentabilidade em prática institucional. O reconhecimento da advocacia nesse processo é um sinal claro de amadurecimento democrático”, destacou.

A curadoria editorial e a produção da edição foram conduzidas integralmente pela Q Comunicação. A sócia fundadora e CEO da agência, Fernanda Quintanilha Pinheiro, ressaltou a missão da parceria: “O Grupo VOTO traz a força da interlocução político-empresarial, e a Q Comunicação incorporou para esta edição a vertente do Judiciário que permeia todas as decisões.

Já a sócia-diretora de Novos Mercados e Inovação da Q Comunicação, Roberta Diniz, comemorou o sucesso da colaboração e destacou a amplitude temática da edição. “Essa edição não apenas conecta o Judiciário ao debate político-empresarial, como também mergulha em temas estratégicos para o futuro do país, como cibersegurança, saúde, inovação e governança. É uma construção editorial que reflete os desafios reais do Brasil e antecipa soluções.

Presente na cerimônia, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, enfatizou o papel de liderança do Brasil no cenário internacional. “Somos a nação com a maior floresta tropical do mundo, referência em descarbonização, com gasolina que já contém 30% de etanol e diesel com 15% de biocombustível. Temos 85% da nossa matriz elétrica baseada em fontes renováveis e uma legislação moderna, como a lei do combustível do futuro. Ao sediar a COP-30, mostramos ao mundo que estamos na vanguarda da sustentabilidade”, afirmou.

Para a presidente e fundadora do Grupo VOTO, Karim Miskulin, o momento simboliza a força do diálogo institucional como motor de mudanças reais. “Fortalecer o diálogo institucional é a base para políticas públicas eficazes e inovadoras. Este evento reafirma nosso compromisso com uma interlocução que move o país”, declarou.

Encontro de líderes e agendas estratégicas

O evento, realizado no Lago Sul, em Brasília, reuniu ministros de Estado, prefeitos, secretários, empresários, advogados e autoridades jurídicas, como o ministro do STJ Reinaldo da Fonseca, que alertou: “Não temos o direito de deixar para as futuras gerações um planeta pior do que recebemos. Esse é o compromisso da equidade intergeracional e da Agenda 2030.

Da esquerda para a direita Roberta Diniz, Rafael Carneiro e Fernanda Quintanilha.(Imagem: Divulgação )

Entre os destaques do evento, o prefeito de Recife, João Campos, reforçou o potencial do Brasil na transição verde. “Com a COP-30 sendo sediada pelo Brasil, temos a chance de nos afirmar como potência verde, transformando preservação em oportunidade.

A senadora Margareth Buzetti também defendeu o equilíbrio entre produção e preservação. “É possível conciliar sustentabilidade com progresso. A revista mostra como o agronegócio pode ser sustentável e como a descarbonização é uma agenda positiva para o país.

PPPs, inovação e influência política

O evento também destacou a importância das PPPs - parcerias público-privadas como instrumentos de eficiência e inovação na gestão pública.

A parceria público-privada é essencial para o país. Quando há diálogo e construção conjunta, todos ganham: a sociedade, o governo e o setor privado”, afirmou Milena Oliveira, gerente de Relações Governamentais da Rede D’Or.

As PPPs representam uma sinergia entre Estado e iniciativa privada, que aprimora a qualidade do serviço público”, completou Sérgio Moraes, diretor jurídico e de governança do Grupo Santa.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, também reforçou essa visão: “As PPPs são fundamentais para modernizar a infraestrutura da saúde pública. É por meio de parcerias inteligentes que conseguimos avançar com mais rapidez, qualidade e eficiência na entrega de serviços à população.

A edição 164 da Revista VOTO, além de trazer o conceito da “Constituição Verde”, apresenta análises sobre cibersegurança com o especialista Alberto Leite e revisita os 20 anos de atuação do Grupo VOTO, consolidando sua reputação como ponte entre tomadores de decisão e agentes de transformação.

Com curadoria apurada e ampla circulação entre lideranças públicas e privadas, a nova edição reforça o papel do veículo como referência em articulação política, jurídica e empresarial, mostrando que, para construir um Brasil sustentável e competitivo, o Judiciário também é protagonista.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025