O Mattos Filho assessorou o GIP - Global Infrastructure Partners na aquisição de 70% da participação econômica detida pela Vale na Aliança Geração de Energia S.A.
A Vale manterá uma participação econômica de 30%, consolidando-se como uma plataforma de energia renovável com 2.189 MW em capacidade instalada formada pelo referido complexo solar, 3 complexos eólicos e 7 hidrelétricas (3 das quais detidas por meio de consórcios).
A operação envolveu estrutura de Acquisition Finance, com financiamento contratado junto a instituições como Citibank, Santander, Bank of Nova Scotia, SMBC e Crédit Agricole. Foram negociados documentos como Credit Agreement e Collateral Documents, com garantias envolvendo cessão fiduciária de participação societária, conta colateral e direitos creditórios dos contratos de energia. O valor total da aquisição foi de US$ 1 bilhão.
Além da negociação dos contratos principais, o Mattos Filho atuou na due diligence da Aliança, na elaboração dos contratos de compra de energia e na negociação dos documentos de financiamento, em conjunto com o escritório Latham & Watkins.
A operação contou com os serviços dos sócios Sabrina Naritomi, Pablo Sorj, Fabiano Luz de Brito e Joana Nara Lima Pimentel Gomes, além dos advogados Antonio de Oliveira Filho, Larissa Piccolo e Pedro Hirata.