O escritório de advocacia Machado Meyer Advogados atuou como assessor principal dos bancos credores em uma operação de acquisition finance de US$ 780 milhões (aproximadamente R$ 4,13 bilhões). A transação foi estruturada para o Global Infrastructure Partners (GIP), com o objetivo de financiar a compra de cerca de 70% dos direitos econômicos da Aliança Geração de Energia S.A., anteriormente pertencente à Vale S.A..
O trabalho do escritório envolveu a assessoria completa aos bancos financiadores, um consórcio que incluiu o Citigroup Global Markets Inc., Banco Santander (Brasil) S.A., The Bank of Nova Scotia, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e Crédit Agricole Corporate and Investment Bank. A atuação do Machado Meyer, em colaboração com o Milbank, abrangeu todos os aspectos da legislação brasileira para o acquisition finance, incluindo a negociação do contrato de financiamento, a elaboração do pacote de garantias, e o acompanhamento de todas as etapas da transação, desde a negociação até o fechamento.
Assinado em 12 de setembro de 2025, o contrato de financiamento permitiu o desembolso e o fechamento da operação de M&A apenas seis dias depois, em 18 de setembro de 2025.
A equipe do Machado Meyer foi liderada pelo sócio José Prado, com a participação dos advogados Beatriz Vassilieff Martins e Matheus Wassano Ishigaki. A atuação na transação reafirma a posição do escritório em operações estratégicas que envolvem grandes financiadores internacionais no Brasil.