Com vasta experiência em Medicina do Trabalho e uma passagem de mais de oito anos como coordenador da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria na FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o médico Alexandre de Lima passa, a partir de agora, a integrar a equipe multiprofissional do escritório André Menescal Advogados como head de Estratégia em Saúde e Segurança no Trabalho, fortalecendo a equipe nesse segmento.
A chegada de Alexandre de Lima reforça a atenção dada pelo escritório André Menescal Advogados à crescente necessidade das organizações em reforçarem suas ações de prevenção em saúde e de cuidados com aspectos da segurança no trabalho.
Em áreas como a dos cuidados com a saúde mental, por exemplo, as empresas estão desafiadas a se adaptarem a legislações mais recentes, como a NR-1, que adiciona a gestão de riscos psicossociais e a saúde mental.
A NR-1 entrou em vigor em 26/5/25 para as empresas se adaptarem, com a fiscalização e aplicação de multas previstas para começarem a partir de 26/5/26. A norma amplia a responsabilidade das organizações na gestão de riscos psicossociais e no cuidado com o bem-estar emocional de seus colaboradores.
"É um privilégio contar com a experiência acadêmica e de mercado do dr. Alexandre, que conhece de maneira detalhada a realidade e as necessidades das empresas quando se fala em gestão da saúde e cuidados com a segurança do trabalho. Com a presença dele em nossa equipe, damos mais um passo estratégico para o fortalecimento da atuação do escritório nessa área, para a qual trazemos uma visão inovadora e integrada às soluções jurídicas oferecidas aos nossos clientes", celebra o CEO André Menescal.
Com cerca de 150 colaboradores distribuídos em três sedes próprias (Fortaleza/CE, São Luís/MA e São Paulo/SP) e times locais em diversas regiões do país, o escritório tem investido em uma advocacia orientada a dados, tecnologia e resultados, com foco em performance e na gestão de riscos.
Para o médico Alexandre de Lima, a nova etapa da carreira profissional representa mais que um desafio. "Estou muito empolgado e ao mesmo tempo instigado a trazer meus aprendizados para o universo de um escritório de advocacia, mostrando que a revolução tecnológica e de controle que vem ocorrendo na área de Saúde e Segurança no Trabalho é algo que atinge todas as organizações, independente de tamanho".
"Garantir ambientes seguros e práticas que priorizem o bem-estar das pessoas não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia essencial para fortalecer equipes, aumentar a produtividade e construir negócios mais humanos. E vale ressaltar que as empresas que pensam no amanhã precisam entender que uma gestão estratégica em SST não é só questão de humanidade, mas de sobrevivência a médio prazo", destaca o médico.