Migalhas Quentes

Alunos de Direito protagonizam maior competição do setor na América Latina

UFMG e PUC-MG foram as equipes vencedoras em arbitragem e mediação; PUC Rio Grande do Sul garantiu o 1º lugar nas categorias Melhores Memoriais.

1/12/2025

A CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil concluiu com sucesso a XVI CBAM - Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, realizada de 22 a 25/10 em São Paulo. A competição, a maior do país voltada à formação de novos profissionais da área, reuniu cerca de mil estudantes de Direito de 67 instituições do Brasil e de Portugal, desafiados a resolver um caso fictício por meio da arbitragem ou da mediação empresarial.

A abertura da CBAM ocorreu no dia 22/10 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) com homenagem ao professor Hermes Marcelo Huck, referência em arbitragem. As rodadas foram realizadas na Universidade São Judas e, pelo segundo ano, a EBRADI - Escola Brasileira de Direito se fez presente como parceira da CAMARB.

A PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais conquistou o 1º lugar na categoria Mediação, enquanto a UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais foi campeã na categoria Arbitragem. As demais posições na Mediação ficaram com a FGV Direito Rio, em 2º lugar, e com a USP - Universidade de São Paulo e a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, semifinalistas.

Durante a competição, cerca de mil estudantes do Brasil e de Portugal, foram desafiados a resolver um caso fictício por meio da arbitragem ou da mediação empresarial.(Imagem: Divulgação )

Na Arbitragem, a UFMG foi a grande campeã da categoria de equipes seguida pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2º lugar, e pelas USP e UNISINOS - Universidade do Vale dos Sinos, semifinalistas e terceiras colocadas.

A categoria Plano de Mediação da Requerente teve como vencedoras a PUC Rio (1º lugar), PUC Rio Grande do Sul (2º) e PUC Paraná (3º). Na categoria de Mediadores, o 1º lugar ficou com a USP Ribeirão Preto, seguida pela USP (2º) e pelas PUC Rio Grande do Sul e UNIT - Universidade Tiradentes, semifinalistas.

"Mais do que uma competição acadêmica, a CBAM representa um ambiente de aprendizado prático, troca de experiências e fortalecimento da utilização dos métodos extrajudiciais de solução de conflitos. Os alunos vivenciam na prática o que estudam em sala de aula, aprimoram suas habilidades de comunicação, argumentação e compreensão jurídica, e constroem uma rede de contatos que os acompanhará por toda a carreira", afirma Christian Sahb Batista Lopes, presidente da CAMARB.

Entre os Melhores Memoriais – Requerente, o 1º lugar ficou com a PUC Rio Grande do Sul, seguida pela FGV Rio de Janeiro e pela PUC São Paulo. Já nos Melhores Memoriais – Requerida, a PUC Rio Grande do Sul voltou a se destacar, garantindo novamente a 1ª colocação, enquanto o 2º lugar ficou com o escritório Martorelli Advogados, de Pernambuco, e o 3º com a UFAM - Universidade Federal do Amazonas. "Ver o engajamento, o entusiasmo e a qualidade das equipes participantes é a prova de que o futuro da arbitragem e da mediação no Brasil está em excelentes mãos. Parabéns a todos que participaram de mais uma CBAM!", afirma Christian Sahb Batista Lopes.

Realizada durante a Semana de Arbitragem de São Paulo, a competição reforça o papel da CAMARB como uma das principais instituições de fomento à cultura da arbitragem e mediação no país. Segundo a pesquisa “Arbitragem em Números”, publicada pela professora Selma Lemes, o segmento movimentou R$ 29 bilhões em 2023, em mais de mil procedimentos ativos — um sinal da confiança crescente de empresas e investidores nesse modelo moderno e eficiente de resolução de conflitos. Bermudes Advogados e Simonaggio Certeza Técnica estão entre os apoiadores desta edição do evento. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025