Migalhas Quentes

OAB/RJ conclui acordos e viabiliza recuperação extrajudicial da Caarj

Após mais de cem reuniões de mediação, seccional garante entendimento com a maioria dos credores e inicia novo ciclo de reestruturação da Caixa de Assistência.

21/11/2025

A OAB/RJ anunciou recentemente um passo decisivo para a reestruturação financeira da Caarj - Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro: a entidade atingiu o número de acordos necessários para o início do processo de recuperação extrajudicial. O resultado foi alcançado após mais de cem reuniões de mediação que garantiram entendimentos com a maioria dos credores alimentares e quirografários.

A conquista representa o começo de uma nova etapa no saneamento financeiro da Caixa, que agora poderá formalizar os parcelamentos com seus credores. Tanto a OAB/RJ quanto a Caarj se comprometeram a envidar todos os esforços para honrar os pagamentos e restabelecer a plena capacidade de atuação assistencial da instituição.

Segundo a presidente da seccional, Ana Tereza Basilio, o encerramento da mediação marca a consolidação de uma etapa fundamental e reforça o compromisso da Ordem com a responsabilidade e a transparência na administração dos recursos da classe.

"Quando assumimos a gestão, a Caarj apresentava um débito de R$ 134 milhões, uma situação muito grave, muito difícil. Ontem conseguimos fechar acordo com a maioria dos credores, o suficiente para que a Caixa possa começar a sua recuperação extrajudicial", disse.

Presidente da OAB/RJ Ana Tereza Basilio e o tesoureiro Fábio Nogueira.(Imagem: Flávia Freitas/OAB-RJ)

O tesoureiro da seccional, Fábio Nogueira, responsável por conduzir a negociação, ressaltou que a medida permitirá a retomada da capacidade de investimento da Caixa, especialmente na área assistencial:

"Acreditamos que em breve a Caarj conseguirá retomar sua capacidade de investimento. Nossa ideia é que a Caixa volte a ser o braço pujante da OAB-RJ na área assistencial. Agradecemos profundamente aos credores, que foram fundamentais, compreenderam o momento que atravessamos e aceitaram um desconto substancial de seus créditos. Agora, nosso compromisso é honrar cada parcela conforme acordado".

Mediação e diálogo como caminhos sustentáveis

Para Basilio, o sucesso da mediação na condução do processo reforça a importância do diálogo e dos mecanismos de solução consensual de conflitos.

"Graças à mediação, este instrumento essencial para a área jurídica, conseguimos uma solução justa e sustentável. Este é um passo decisivo para garantir que a Caarj volte a cumprir plenamente sua missão de amparar e valorizar a advocacia fluminense”.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025