Migalhas Quentes

TozziniFreire Advogados e EY lançam curso sobre direitos humanos

A iniciativa conjunta prepara lideranças para atender às novas exigências regulatórias e incorporar direitos humanos à cultura de integridade das organizações.

1/12/2025

A EY e o TozziniFreire Advogados lançam, em parceria, o curso "Direitos Humanos no Programa de Compliance", iniciativa voltada à formação de profissionais capazes de incorporar de forma estratégica os direitos humanos à governança, à gestão de riscos e à cultura de integridade das organizações. O curso acontece, de forma presencial, dias 9 e 11/12, das 14 às 18h, na sede da EY (avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1909, auditório da EY - 7º andar, Torre Norte, Itaim Bibi), em São Paulo.

Com o aumento das pressões regulatórias e sociais sobre as empresas se intensificando, integrar direitos humanos ao compliance deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade para empresas que buscam solidez, reputação e sustentabilidade.

O novo curso atende essa demanda, preparando profissionais a compreender os principais marcos internacionais, identificar riscos emergentes e alinhar políticas internas a padrões éticos globais. 

"Empresas que não asseguram integridade e respeito aos Direitos Humanos estão suscetíveis a ter potenciais impactos em sua reputação, podendo perder a confiança de investidores e consumidores, além de possíveis sanções regulatórias. A governança corporativa e os programas de compliance têm assumido um papel estratégico, além da gestão financeira e do combate à corrupção — eles incorporam também responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, líderes preparados são essenciais para construir uma cultura ética, fortalecer a marca e garantir sustentabilidade a longo prazo, tornando-se também estratégicos para as organizações", afirma Roberta Martinho, diretora da EY, Forensics and Integrity Services, ao destacar a importância de preparar líderes corporativos para lidar com as novas exigências de integridade e transparência que moldam o ambiente de negócios. 

O programa é dividido em dois módulos: "Fundamentos de Direitos Humanos", que aborda conceitos, evolução histórica, tratados e convenções que regem o tema; e "Interface entre Direitos Humanos e Programa de Integridade", que aplica esses princípios ao ambiente corporativo, incluindo gestão de riscos e due diligence, canais de denúncia, políticas de governança e cultura organizacional.

O curso será realizado nos dias 9 e 11/12, das 14 às 18h, em São Paulo.(Imagem: Divulgação)

Destinado a profissionais das áreas de Compliance, Jurídico, Sustentabilidade e Recursos Humanos, o curso tem o objetivo de oferecer uma visão transversal sobre o papel das empresas na prevenção de violações e na promoção de práticas responsáveis em toda a cadeia de valor. 

"Estamos na iminência da publicação da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas, em linha com diversas novas normativas internacionais. Nossos clientes têm sido cada vez mais demandados a adotar compromissos e práticas consistentes de respeito a Direitos Humanos, o que exige a ampliação e revisão de seus programas de compliance para questões sociais, pautados na escuta ativa aos detentores de direitos e na não revitimização", afirma Clara Serva, sócia do TozziniFreire Advogados e especialista em empresas e direitos humanos.

Com início previsto para a próxima semana, o curso reforça o compromisso da EY e do TozziniFreire com o fortalecimento da cultura de integridade e com a formação de lideranças preparadas para os desafios atuais da governança corporativa.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da EY até amanhã, 2/12.  

Para mais informações e inscrições, clique aqui

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025