Migalhas Quentes

Moraes diz "placitar" e brinca com Fachin: "revogação da linguagem simples"

Durante julgamento sobre acordo União–Eletrobras, Moraes comentou vocabulário “rebuscado” de Fachin; brincadeira remete ao movimento de simplificação da comunicação no Judiciário.

4/12/2025

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 4, o ministro Alexandre de Moraes fez uma brincadeira com o presidente do STF, ministro Edson Fachin, ao comentar o vocabulário utilizado pelo colega. O episódio ocorreu no julgamento sobre a homologação do acordo firmado entre a União e a Eletrobras acerca dos efeitos da desestatização da companhia.

Ao tratar dos limites da Corte na análise de soluções consensuais, Moraes recorreu ao verbo “placitar”, fazendo referência ao termo usado anteriormente por Fachin:

“Nós, aqui no STF, já homologamos acordos em outras ações diretas, mas nunca abrindo mão da análise se a norma é constitucional ou não. Isso me parece muito importante também, presidente, porque, senão, nós vamos estar concordando, ou, num linguajar mais adepto ao nosso atual presidente, vamos estar placitando... Estaremos placitando — é a revogação da linguagem simples — a possibilidade de as partes entrarem em um acordo.”

Veja o momento:

A brincadeira faz referência ao movimento institucional de simplificação da comunicação no Judiciário, especialmente impulsionado durante a gestão anterior, do ministro Luís Roberto Barroso. O ex-presidente destacou o tema como uma das prioridades de sua administração e chegou a afirmar que o Pacto pela Linguagem Simples era uma das “meninas de seus olhos”.

Em 2024, o CNJ lançou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, iniciativa que envolve todos os segmentos da Justiça e todos os graus de jurisdição. O objetivo é promover decisões e comunicações mais claras, diretas e compreensíveis, reduzindo o uso do juridiquês e facilitando o acesso da população às informações judiciais.

400048

Em entrevista exclusiva ao Migalhas, Barroso ressaltou que a melhoria da comunicação com a sociedade seria um dos três eixos centrais de sua gestão:

“O Judiciário se comunica mal com a sociedade. As pessoas frequentemente não entendem o que o Judiciário faz. É preciso que o Judiciário consiga se comunicar melhor com a sociedade, inclusive explicando melhor suas decisões."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF julga acordo de desestatização entre União e Eletrobras

4/12/2025
Migalhas Quentes

Sem Barroso, STF volta a falar difícil, com nomes russos e químicos

19/10/2025
Migalhas Quentes

Barroso encerra gestão no STF com legado de inovação e acesso à Justiça

26/9/2025
Migalhas Quentes

Sem data venia: Judiciário lança iniciativa para facilitar linguagem

12/1/2024
Migalhas Quentes

Juridiquês: Veja as expressões que ninguém aguenta mais

9/7/2021

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025