Mato Grosso passa a ocupar posições estratégicas na nova diretoria do IBAJUD - Instituto Brasileiro da Insolvência, entidade nacional referência nos temas de recuperação judicial, falência e reestruturação de empresas.
Fundado por Rosely Cruz (Cruz, Amaral, Vilela e Magalhães by neolaw), o instituto escolheu para o próximo biênio três profissionais mato-grossenses para compor a liderança, cuja posse formal ocorrerá em 2026, quando assume a presidência o advogado Bruno Rezende, do Rio de Janeiro.
O advogado Breno Miranda será o próximo superintendente do IBAJUD. Ex-presidente da entidade, ele já comandou a Comissão de Recuperação Judicial da OAB/MT e atualmente exerce mandato como conselheiro federal, consolidando uma trajetória marcada pela articulação institucional no setor de insolvência.
O economista Luiz Alexandre Cristaldo assumirá a vice-presidência da entidade. Com atuação destacada em processos de recuperação judicial envolvendo grandes grupos econômicos mato-grossenses, Cristaldo contribuirá para o fortalecimento institucional do IBAJUD e para a consolidação das pautas técnicas que envolvem a reestruturação empresarial no país.
Já o advogado Marco Aurélio Mestre Medeiros (Mestre Medeiros Advogados Associados), com mais de 15 anos de atuação em reestruturação empresarial, foi nomeado diretor administrativo do instituto. Mestre Medeiros integra diversas comissões estaduais de Recuperação Judicial no âmbito da OAB, além de exercer atualmente o cargo de secretário-geral da Comissão Nacional de Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB.
Fundado em 2013, o IBAJUD tem como propósito aprimorar a administração judicial brasileira, promovendo debates, cursos, capacitações e diálogo institucional, além de contribuir para o desenvolvimento técnico da área de insolvência, especialmente no contexto de recuperação judicial, falência e reorganização empresarial.
Com atuação consolidada em todos os estados brasileiros, o instituto também vem expandindo sua presença no cenário internacional, contando hoje com embaixadores nos Estados Unidos, na Europa, na África e na Ásia.