O Brasil fez história no Globo de Ouro 2026 neste domingo, 11, com vitórias de O Agente Secreto e seu protagonista, Wagner Moura. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho venceu na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Moura levou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, marcando a primeira vez que um filme brasileiro conquista dois Globos de Ouro na mesma edição.
Diante da vitória histórica, juristas celebraram nas redes sociais.
O ministro do STF Flávio Dino destacou o papel da cultura como força transformadora da sociedade ao comentar o resultado. “’A arte existe porque a vida não basta’, dizia o grande poeta maranhense Ferreira Gullar. Mais essa vitória do cinema brasileiro sublinha que pedras e poderes não bastam, não se bastam. O frevo das gentes, com suas vivências, memórias e verdades, sempre vence.”
A ministra do STJ Daniela Teixeira também comemorou a premiação, resumindo o sentimento coletivo: “Ganhamos!”
O presidente Lula e diversos ministros de Estado também celebraram os prêmios conquistados pelo cinema brasileiro.
“Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo. (...) O Agente Secreto é um filme essencial para não deixar cair no esquecimento a violência da ditadura e a capacidade de resistência do povo brasileiro.”
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também enalteceu a vitória.
“O cinema torna o estudo popular, é uma forma de comunicação direta com o povo. Relembrar o passado é preservar o futuro. E a arte realmente comunica!”