Migalhas Quentes

No STF, advogado cita Anísio Teixeira e Paulo Freire em defesa de professores temporários

Sustentação destacou a valorização docente e pediu extensão do piso nacional à categoria contratada temporariamente.

16/4/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Durante julgamento do STF nesta quinta-feira, 16, sobre a aplicação do piso salarial nacional da educação básica a professores temporários, o advogado Mailton de Carvalho Gama defendeu a extensão da remuneração mínima à categoria e associou a medida à valorização do magistério.

454122

Na sustentação, afirmou que toda profissão e cada conquista do país passam, antes, pelo trabalho docente: “Nenhuma profissão existiria sem o professor. Nenhuma instituição funcionaria sem o professor. Esse país não se constrói sem o professor”, declarou.

Ao reforçar a relevância da educação, citou Anísio Teixeira, patrono da Escola Pública Brasileira, para quem “educar é crescer e crescer é viver”. Também recorreu a Paulo Freire, ao lembrar que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tão pouco a sociedade muda”.

Mailton ainda citou Nelson Mandela, afirmando que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e Malala Yousafzai, que declarou perante as Nações Unidas: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo".

Ao final, o advogado defendeu condições mínimas de dignidade para os profissionais contratados temporariamente. “Os professores contratados que representam precisam trabalhar com o mínimo de dignidade. E é por isso que luto e é por isso que estou aqui”, concluiu.

Assista:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos