Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio de obra "Sociedades por Ações"

27/2/2008


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Sociedades por Ações" (Editora Atlas - 169 p.), escrita e gentilmente oferecida por Daniella Maria Neves Reali Fragoso.

Sobre a obra :

O objetivo da obra consiste em analisar a constituição das companhias, como forma jurídica apropriada para a consecução dos negócios empresariais. A obra examina o tratamento que o tema recebe na Lei das Sociedades por Ações, tendo em vista o contexto em que se inserem as companhias, desde o seu aparecimento até a evolução nos dias atuais, abordando-se, inclusive, o tratamento outorgado pelo direito comparado.

Disse Machado de Assis nas Memórias Póstumas de Brás Cubas que "o menino é pai do homem", e a referência torna-se inevitável na leitura da obra sobre a constituição das sociedades anônimas, onde é apresentado e discutido com maestria um sem-número de questões que, presentes na constituição das companhias, voltam a surgir nos aumentos de capital das mesmas, por força da aplicação do § 6° do art. 170 da Lei n° 6.404/76.

Este aspecto do trabalho da autora parece de importância capital, uma vez que analisa o próprio momento inicial da vida das companhias, em que a distinção entre a pessoa jurídica da sociedade e de seus fundadores e subscritores ainda não se constituiu, gerando algumas questões de particular complexidade, no tocante à aplicação do conceito de interesse social no seu confronto com o interesse desses fundadores e subscritores.

Parecerá talvez ao observador menos atento que diversas questões tratadas pela autora teriam sua aplicação limitada a essa fase inicial da sociedade, na qual – em tese, talvez – seriam menores as divergências e perplexidades. Não é assim, contudo, e bastaria para demonstrar a relevância da análise o fato de que todas, absolutamente todas as questões abordadas, por exemplo, ao ensejo de uma fusão de sociedades, com a constituição de uma nova companhia, notadamente quando as sociedades fusionadas são companhias abertas, com milhares de acionistas.

E não fica limitada a isso, a utilidade do trabalho da professora Daniella Maria Neves Reali Fragoso: numa fase da vida econômica nacional em que as ofertas públicas iniciais de valores mobiliários no âmbito do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo são contadas por dezenas (a começar pela própria Bolsa de Valores, recém-desmutualizada), a análise sistemática profunda por ela desenvolvida serve, a cada momento, como guia no exame dos problemas que surgem num lançamento de ações.

Sobre a autora :

Daniela M. N. R. Fragoso é bacharel em Direito, mestre e doutora em Direito Comercial. Professora universitária e advogada em São Paulo, com atuação junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

______________

 Resultado :

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024