Migalhas Quentes

Direito GV contrata advogados-orientadores para prática jurídica

6/6/2008


Processo seletivo

Direito GV contrata advogados-orientadores para prática jurídica

A Direito GV abriu processo seletivo para selecionar quatro advogados-orientadores para clínicas do Escritório Modelo, nas áreas de Direito dos Negócios, Direito Tributário, Direito Internacional e Direito Penal Econômico. Os candidatos deverão preencher os requisitos por meio do site da Direito GV (clique aqui). Veja abaixo os requisitos.

O salário oferecido é de R$ 4.138,36 e a dedicação é parcial : 12 horas semanais, sendo 3h40 minutos de aulas presenciais e o restante dedicado ao atendimento aos alunos, à preparação de atividades e ao cumprimento de outras obrigações com a Escola. As inscrições para o processo seletivo encerram-se em 23 de junho e o início das atividades está previsto para 1/8.

"O advogado-orientador será responsável pela preparação de um exercício prático para a clínica e pela supervisão, orientação e avaliações diretas e cotidianas das atividades de prática jurídica realizadas pelos alunos-estagiários", explica Frederico de Almeida, coordenador Adjunto de Prática Jurídica e Atividades Complementares da Direito GV.

Almeida acrescenta que a apresentação de um caso e experiência profissional na área de cada departamento são requisitos fundamentais para a admissão do candidato. Porém experiências e titulações acadêmicas, embora não sejam requisitos, serão valorizadas. "Por isso, é importante colocar todas as informações possíveis no CV, que também será avaliado. Não consideraremos as inscrições feitas sem a apresentação de um caso prático e daremos preferências a casos já encerrados, pois é possível considerá-los como um todo", explica.

O coordenador ainda explica que o caso deve conter a narrativa, a área de direito abordada com centralidade, questões secundárias e transversais decorrentes do caso concreto, competências e habilidades práticas e profissionais que se pretende desenvolver a partir do caso e a dinâmica e plano de trabalho para desenvolvimento do exercício ao longo do semestre letivo.

Sobre o Escritório Modelo

O Escritório Modelo da Direito GV visa oferecer experiências de prática jurídica capazes de desenvolver habilidades e conhecimentos adquiridos nas etapas teóricas e práticas anteriores do curso de graduação, por meio de clínicas temáticas, que permitirão a imersão do aluno em ambientes física e intelectualmente mais próximos da realidade de um escritório de advocacia ou de uma equipe de assessoria jurídica.

O Escritório Modelo conta com quatro clínicas permanentes, que abordam os temas de Direito dos Negócios, Direito Tributário, Direito Global e Direito Penal Econômico. Cada uma dessas clínicas é composta por um advogado-orientador e uma equipe de 8 a 12 alunos do curso de graduação, contando ainda com o suporte de uma equipe de apoio acadêmico e administrativo e, eventualmente, com a interlocução e colaboração de um parceiro institucional.

A metodologia de ensino da prática jurídica no Escritório Modelo pretende se aproximar o máximo possível da experiência real da advocacia, desenvolvendo exercícios de prática jurídica criados a partir de casos concretos encerrados.

Processo Seletivo para advogado-orientador do Escritório Modelo da Direito GV

Término das inscrições: 23/6
Convocação para entrevistas: até 7/7
Data das entrevistas: de 14 a 17/7
Comunicação do resultado final: 18/7
Número de Vagas: 4
Áreas de atuação: Negócios, Internacional (ou Global), Penal Econômico e Tributário
Início das atividades: 1º de agosto
Início do período letivo: 4 de agosto

Para as inscrições, o candidato deverá acessar o site da Direito GV (clique aqui), preencher o formulário sobre o caso a ser desenvolvido na clínica e criar um novo arquivo eletrônico. No site existe um modelo, que pode ser seguido. O candidato também deverá anexar outro arquivo eletrônico, com o seu CV, e enviar ambos ao e-mail adriana.almendro@fgv.br.

_____________________



________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024