Operação Avalanche
Empresário Marcos Valério está entre os presos
A PF desencadeou hoje, 10/10, a Operação Avalanche com o objetivo de desarticular grupo composto por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais que praticava extorsão, fraudes fiscais e corrupção.
Foram cumpridos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, segundo a PF, 17 mandados de prisão (8 preventivas e 9 temporárias) e 33 mandados de busca e apreensão. De acordo com o portal G1 o empresário Marcos Valério está entre os presos.
Segundo a PF, visando facilitar as investigações, o grupo foi dividido em três núcleos distintos, porém, interligados : o primeiro grupo, por meio de contatos em órgãos públicos (Polícia Civil e Federal, Receita Federal e Estadual), obtinha informações privilegiadas sobre determinados empresários que apresentavam problemas junto ao fisco e com base nesses dados praticavam extorsão, exigindo valores em troca de possível solução.
O segundo grupo, segundo a PF, atuava em fraudes fiscais visando praticar importações ilegais por meio de empresas de fachada, contando com a ação de despachantes aduaneiros junto ao Porto de Santos.
O terceiro grupo foi identificado no momento em que uma empresa que havia sido autuada pela Receita Estadual em mais de R$ 100 milhões, utilizou-se, como tática de defesa, da desmoralização dos fiscais responsáveis pela autuação através da instauração de Inquérito Policial com base em fatos inverídicos. Paralelamente, os fatos imputados aos fiscais foram amplamente noticiados pela imprensa de Santos e em coluna de repercussão nacional.
Durante as buscas, além de farta documentação e mídias, até o momento foi apreendido mais de meio milhão de reais, informa a PF.
O grupo responderá pelos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos. As penas somadas ultrapassam 15 anos de prisão.
__________________