Migalhas Quentes

OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente

A partir da informação que, além de autoridades do judiciário e parlamentares, advogados também teriam sido investigados e grampeados ilegalmente durante a operação Satiagraha, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, nomeou o advogado criminalista José Roberto Batochio, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, para emitir um parecer sobre o tema.

12/2/2009


Operação Satiagraha

OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente

A partir da informação que, além de autoridades do judiciário e parlamentares, advogados também teriam sido investigados e grampeados ilegalmente durante a operação Satiagraha, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, nomeou o advogado criminalista José Roberto Batochio, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, para emitir um parecer sobre o tema.

"Não se pode admitir os excessos de autoridades durante investigações policiais porque essa atitude é tão nociva para a sociedade quanto à conduta a ser investigada", diz D'Urso. O parecer foi feito depois das evidências que advogados foram espionados durante a operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal para investigar supostos crimes do banqueiro Daniel Dantas.

"A OAB/SP apóia o Estado em suas investigações criminais para apurar e punir aqueles que cometem crimes. Mas todos devem trabalhar dentro da lei. Não podemos compactuar com atitudes ilegais de quem deve zelar pela democracia e pelo Estado de Direito", completa o presidente da OAB/SP.

No parecer, Batochio afirma que outras pessoas foram perseguidas pela polícia, além do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, Nélio Machado, também defensor de Daniel Dantas, se afastou do caso depois que foi divulgado que ele também seria alvo das investigações do delegado Protógenes.

Durante a Operação Gepeto, que investigou possíveis condutas irregulares na Satiagraha, a PF apreendeu material na Abin e na casa do delegado comprovando a existência de escutas telefônicas, filmagens e fotografias de advogados, parlamentares, autoridades do governo federal e de jornalistas.

_______________
____________________

Leia mais

______________

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025