Migalhas Quentes

Após depoimento, Daniel Dantas é indiciado por crimes financeiros

O banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, foi inciado hoje, 27/4, por cinco crimes financeiros - formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, empréstimo vedado e lavagem de dinheiro.

27/4/2009


Caso Daniel Dantas

Após depoimento, Daniel Dantas é indiciado por crimes financeiros

O banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, foi inciado hoje, 27/4, por cinco crimes financeiros - formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, empréstimo vedado e lavagem de dinheiro.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Federal. Dantas foi ouvido pela PF na manhã desta segunda. Segundo a polícia, outras pessoas investigadas pela operação serão ouvidas nesta semana.

Dantas depõe à CPI dos Grampos nesta quinta com direito de ficar calado Dantas pede ao STF o direito de ficar calado na CPI dos Grampos Após depoimento, Daniel Dantas é indiciado por crimes financeiros Daniel Dantas é ouvido pela PF nesta segunda-feira Relator mantém Dantas e Protógenes sem pedidos de indiciamento na CPI Dantas diz ter sido vítima de grampo ilegal e que temia corrupção no Judiciário Dantas apresenta laudo e diz que gravação de suborno é armação Dantas diz não ter lucrado com fusão entre Oi e Brasil Telecom

Daniel Dantas já responde a ação penal por crime de corrupção ativa na 6ª vara Federal Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Depoimento

O banqueiro ficou na sede da PF entre 7h55 e 8h25. Por orientação do advogado Andrei Schmidt, ele permaneceu calado durante todo o tempo destinado ao depoimento ao delegado Ricardo Saadi, que comanda o inquérito da Operação Satiagraha. Dantas deixou a sede da PF paulista sem falar com a imprensa.

De acordo com Andrei Schmidt, "o próximo passo é aguardar o trabalho da Polícia Federal". O advogado também faz a defesa de outros cinco executivos do banco Opportunity, comandado por Dantas, incluindo a irmã Veronica Dantas, que têm depoimento marcado para esta segunda.

Amanhã, segundo a Agência Brasil, depõem quatro pessoas, mas os nomes não são confirmados pela assessoria de imprensa da polícia.

Inquérito

A PF deve concluir o inquérito até o final da semana que vem e enviá-lo ao procurador da República Rodrigo de Grandis. De Grandis acompanhou o depoimento de Dantas, mas afirmou que não estaria presente nas demais oitivas.

"Como o advogado dele (de Dantas) disse que seu cliente faria voto de silêncio, eu acompanhei o indiciamento feito pelo delegado e decidi que não acompanharei as outras oitivas", afirmou. "O indiciamento é importante porque é um indiciamento formal e evidencia a conduta delituosa da organização criminosa".

A expectativa é que, após receber o inquérito, o procurador ofereça a denúncia à 6ª vara Criminal Federal.

CPI dos Grampos

Na última semana, o deputado Nelson Pellegrino - PT/BA apresentou seu relatório na CPI dos Grampos mantendo de fora dos pedidos de indiciamento o banqueiro Daniel Dantas e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que presidiu a Operação Satiagraha. Diretores da Abin também ficaram de fora do pedido de indiciamento.

____________

A Polícia Federal indiciou nos autos do inquérito 12.235/2008 (Operação Satiagraha) 13 pessoas investigadas pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta, empréstimo vedado e formação de quadrilha.

O relatório final da investigação deverá ser entregue ao juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo até o final desta semana. 

Também foi encerrado na última quinta-feira, o inquérito 12.234/2008, derivado da Operação Satiagraha, no curso do qual foram indiciadas 24 pessoas pelos crimes de evasão de divisas, operar instituição financeira sem autorização, falsidade ideológica, fraude na Administração de Sociedade Anônima e formação de quadrilha.

O ministro da Justiça foi informado esta manhã sobre os indiciamentos e a conclusão das investigações.

A Polícia Federal não se manifestará sobre os inquéritos, tendo em vista que os procedimentos permanecem sob segredo de Justiça.

Divisão de Comunicação Social

Polícia Federal

________________
_______

Fonte : G1

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024