Migalhas Quentes

Memorial resgata os 55 anos de história da Amagis

Em comemoração aos seus 55 anos, a Associação dos Magistrados Mineiros inaugurou, na quarta-feira, 14/10, o Memorial Amagis, um espaço físico que abriga a trajetória de lutas e conquistas dos magistrados mineiros desde o nascimento da Associação, em 1954.

18/10/2009


Comemoração

Memorial resgata os 55 anos de história da Amagis

Em comemoração aos seus 55 anos, a Associação dos Magistrados Mineiros inaugurou, no dia 14/10, o Memorial Amagis, um espaço físico que abriga a trajetória de lutas e conquistas dos magistrados mineiros desde o nascimento da Associação, em 1954.

Com o objetivo de preservar a história, a cultura e os valores da Associação, o Memorial foi organizado em três narrativas que se complementam e dialogam em um mesmo ambiente : documental, fotográfica e a narrativa oral, que inclui depoimentos gravados em vídeo de agentes de sua história. A execução do projeto e o resgate da história da Amagis foram feitos pelo Escritório de Histórias, com a colaboração de uma comissão composta pelos desembargadores Tibagy Salles Oliveira, Reynaldo Ximenes e Maurício de Paula Delgado e pelo juiz João Grinalson da Fonseca.

"Um dia histórico para a magistratura mineira". Assim, o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais, classificou a inauguração do Memorial da Amagis. "Resgatamos a história da Amagis, que participou da construção efetiva de um Judiciário forte e respeitado em todo o país", disse. Ele ainda destacou a importância do registro. "Um povo sem história é um povo sem raiz. Não há como ter projeção para o futuro se não se tem um passado. Então, hoje, estamos resgatando a história da Amagis para o orgulho de todos os magistrados mineiros e seus familiares", afirmou.

O ato de inauguração do Memorial foi realizado pelo presidente da Amagis, juiz Nelson Missias, pelos desembargadores Tibagy Salles, Almeida Melo, Reynaldo Ximenes e Doorgal Andrada, e pelas viúvas dos ex-presidentes da Amagis desembargadores Lincoln Rocha, Maria Auxiliadora Libânio Rocha; e Petrônio Garcia Leão, Maria de Lourdes Vieira Garcia Leão. O descerramento da placa de inauguração foi feito pelos desembargadores Tibagy Salles, Reynaldo Ximenes, Almeida Melo e pelo presidente Nelson Missias.

__________________


Ex-presidentes da Amagis, desembargadores Doorgal Andrada, (vice-presidente da AMB); e Reynaldo Ximenes (vice-presidente do TJMG); presidente da Comissão do Memorial, desembargador Tibagy Salles; viúva do ex-presidente da Amagis, desembargador Lincoln Rocha, Maria Auxiliadora Libânio Rocha; presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais; e viúva do ex-presidente da Associação, desembargador Petrônio Garcia Leão, Maria de Lourdes Vieira Garcia Leão, durante a inauguração do Memorial Amagis


Presidente da Amagis, ex-presidentes e diretoria na inauguração do Memorial Amagis


Membros da diretoria, magistrados mineiros e familiares durante a inauguração do Memorial Amagis

_________________
______________

Fotos : Ascom/Amagis

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024