Migalhas Quentes

OAB/SP vai ingressar com ADIn no Supremo contra Pec dos Precatórios

Diante da aprovação pelo Senado Federal da PEC dos Precatórios, que fixa novas regras para pagamento de precatórios, o presidente da Comissão de Precatórios da OAB SP e da Comissão Especial de Assuntos Relativos aos Precatórios Judiciais do Conselho Federal, Flávio José de Souza Brando, afirmou que só restam as entidades que defendem o pagamento imediato dessas dívidas judiciais, ingresso no STF com uma ADIn.

4/12/2009


Dívidas judiciais

OAB vai ingressar com ADIn no Supremo contra Pec dos Precatórios

Diante da aprovação pelo Senado Federal da PEC dos Precatórios, que fixa novas regras para pagamento de precatórios, o presidente da Comissão de Precatórios da OAB/SP e da Comissão Especial de Assuntos Relativos aos Precatórios Judiciais do Conselho Federal, Flávio José de Souza Brando, afirmou que só restam as entidades que defendem o pagamento imediato dessas dívidas judiciais, ingresso no STF com uma ADIn.

Segundo Brando, o efeito do pagamento por meio de leilão de 50% do estoque das dívidas de precatórios, aprovado na PEC, é um calote oficial, uma violação à coisa julgada e à moralidade pública, porque estipula que o credor que oferecer o maior desconto terá pagamento prioritário. "Quem está na fila há anos, muitas vezes passando necessidades, irá vender seu precatório por um valor ínfimo", afirma Brando, lembrando que o devedor passa a ter a prerrogativa de pagar quanto e quando quiser.

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, também classifica como um atentado ao Estado de Direito e ao direito adquirido o prazo de 15 anos, estipulado na PEC, para que o Poder público (Federal, estadual e municipal) quite suas dívidas em precatórios, fixando limites mínimo de 2% da receite liquida para Estados do Sul e Sudeste; 1,5% para municípios do Sul e Sudeste e para Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste e 1% para os municípios do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. "A diluição dos pagamentos em um período tão longo e com um percentual tão baixo de receita prevista deixa a certeza de que o ente público continuará a postergar a dívida com os credores", ressalta D'Urso.

A OAB está preparando a inicial da ADIn, que deve ser protocolizada na próxima semana, depois do feriado do Dia da Justiça (8/12). A exemplo da Manifestação contra o Calote dos Precatórios, realizada em Brasília no mês de maio, a Ação terá o endosso de dezenas de entidades da sociedade civil organizada.

______________
___________

Leia mais

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024