Migalhas Quentes

Contratos de Software

O livro tem por base a dissertação de mestrado

16/2/2005


Sorteio de Obra


Migalhas
tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Contratos de Software" (Momento Atual editora, 154p.), gentilmente oferecido pelo autor, o advogado Paulo Marcos Rodrigues Brancher, do escritório Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves – Sociedade de Advogados.

O livro Contratos de Software tem por base a dissertação de mestrado defendida pelo Autor, o qual estruturou seu estudo de acordo com o denominado “ciclo de vida” do software, concentrando-se, principalmente, nas relações jurídicas obrigacionais envolvendo o programa de computador. Uma vez determinada sua natureza jurídica como um bem imaterial, cuja propriedade intelectual é comparável às obras literárias, o software sempre é acompanhado, em cada momento de sua existência, de uma relação jurídica que estabelece direitos e obrigações entre o seu titular e demais terceiros.

Assim o é no momento da criação do programa, considerando as regras atinentes ao seu desenvolvimento; também na circulação entre o titular dos direitos de propriedade intelectual e terceiros para que o software possa chegar ao usuário, onde encontramos os contratos de comercialização; igualmente no relacionamento entre o titular dos direitos e o próprio usuário, onde o contrato de licença estabelece a delimitação do direito de uso do programa de computador; e, por fim, na eventual necessidade de garantir a segurança jurídica na relação entre usuário e titular, consolidada através do contrato de depósito, com o acesso a códigos de programação em situações pré-estabelecidas.

O Autor não deixou de analisar os principais aspectos atinentes aos contratos firmados, incluindo as cláusulas mais importantes dessa relação, tais como o âmbito da licença, as garantias prestadas, a limitação de responsabilidade, dentre outras. As contratações internacionais e seus principais questionamentos também foram abordados, contribuindo com a riqueza de detalhes da obra.

__________


Para concorrer:



Clique aqui.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025