quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Diego de Paiva Vasconcelos
result.title

Diego de Paiva Vasconcelos

Migalheiro desde abril/2022.

Advogado. Presidente da Comissão Especial de Desjudicialização do CFOAB. Sócio Fundador. Diretor de Expansão da Nogueira e Vasconcelos- NOVA Advocacia. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito - FND da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Bolsista CAPES PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).

Migalhas de Peso
terça-feira, 5 de março de 2024

Desjudicialização na aviação: um caminho sem volta para a resolução dos litígios no Brasil

A desjudicialização no setor de aviação proporciona uma série de benefícios, sendo a redução de custos um dos mais evidentes.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 14 de abril de 2022

O papel da advocacia na desjudicialização

Desjudicializar equivale, em certa medida, a civilizar: a obtenção de soluções satisfatórias para disputas sem a intermediação de um ente estatal, responsável por fixar obrigações e penalidades, depende da evolução e do amadurecimento institucional dos polos envolvidos.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 13 de abril de 2018

Transposição: o que muda para os servidores públicos a partir da EC 98 e sua regulamentação (?)

O desafio é grande, primeiro porque os limites materiais deste texto não são suficientes para esgotar um tema que poderia ser abarcado por um ou muitos livros, e segundo, porque qualificar positiva ou negativamente tais mudanças é algo que vai depender do ponto de observação.
Migalhas de Peso
terça-feira, 30 de maio de 2017

Eleições presidenciais indiretas e a atual controvérsia entre Câmara e Senado

Diego de Paiva Vasconcelos e Carlos Alberto Pereira Bolonha das Neves
O impasse entre Câmara e Senado é de natureza eminentemente político e operado nos limites entre direito e política. Nenhuma decisão que se tome nesse campo escapará do escrutínio do Supremo e o direito terá a possibilidade de reconstruir no seu interior esse conflito e oferecer uma resposta.