
Advocacia Gandra Martins
Alameda Jau, 1742 14 andarCerqueira Cesar - São Paulo/SP - 01420-002 - Brasil
A Advocacia Gandra Martins é uma banca de advogados constituída em 1987, a partir de um núcleo de quatro profissionais que já vinha atuando em conjunto desde a década de 70. Ao longo do tempo, outros profissionais foram ingressando na sociedade, que hoje tem atuação na área consultiva, nos ramos do direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Econômico e Societário e, na área contenciosa, especialmente em questões que envolvam matéria tributária, nas esferas administrativa e judicial. Exerce, ainda, de forma intensa e especial, atuação junto ao Supremo Tribunal Federal, no patrocínio de ações no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade, para entidades públicas e privadas. Todos os seus integrantes, além da dedicação prioritária à advocacia, desempenham, ainda, funções acadêmicas, institucionais, em entidades representativas de diversos setores da sociedade, e mantém produção jurídico-doutrinária, mediante a publicação de livros e artigos para revistas especializadas. Nada obstante incorporando os recursos da moderna tecnologia para propiciar a sua clientela atendimento ao nível das exigências do momento atual, esta banca de advogados mantém-se fiel ao perfil tradicional da advocacia, fundado no atendimento personalizado ao cliente, na orientação segura, à luz do ordenamento jurídico -como, aliás, exige a relação de confiança subjacente ao exercido desse mister- e nos valores enunciados no Decálogo do Advogado, de autoria de seu fundador o advogado Ives Gandra da Silva Martins.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Digital, Direito Empresarial, Direito de Família e Sucessões, Direito Imobiliário, Direito Societário, Direito Tributário, Direito do Terceiro Setor, Tribunais Superiores, Direito Aduaneiro, Direito do Entretenimento, Recuperação Judicial e Falência.
Sócios

Ives Gandra da Silva Martins
Sócio fundador e Consultor
Presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio/SP. Professor emérito da Universidade Mackenzie e das Escolas do Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Superior de Guerra (ESG). Advogado e fundador da Advocacia Gandra Martins.

Rogério Lindenmeyer Vidal Gandra da Silva Martins
Sócio
Sócio da Advocacia Gandra Martins, Especialista em Direito Tributário pelo CEU-Law-School, Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo - TIT/SP (2006-2007)(2022-2024), Conselheiro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO/SP, Diretor da CECOMERCIO, Integrante do Conselho Jurídico da FIESP, Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de São Paulo (2004-2006), Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas - APLJ, Membro da União dos Juristas de São Paulo - UJUCASP, Membro da Academia Internacional de Direito Econômico - AIDE, Assistente na Embaixada do Brasil na Bélgica (2004), Autor e Coordenador de diversos trabalhos e livros publicados em diversas áreas do Direito.
Roberta de Amorim Dutra
Sócia
Advogada, sócia da Advocacia Gandra Martins. Mestre em Direito Processual Constitucional Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pela USP e pelo CEU-IICS.
Publicações


XLI Congresso Desafios da Conjuntura Econômica Brasileira: Questões Jurídicas Correlatas
O evento acontece dia 3/12, das 9 às 18h, em SP.

Lançamento da obra "Direito e Humanismo: Homenagem aos 90 anos do professor Ives Gandra Martins"
O evento acontece dia 25/11, a partir das 9h, na Universidade São Judas, em SP.

A não aplicabilidade da lei Magnitsky no Brasil
O ministro Gilmar Mendes tem razão: A lei Magnitsky não se aplica no Brasil, mas empresas podem sofrer impactos indiretos ao operar nos EUA.

Evento celebra os 90 anos do jurista Ives Gandra da Silva Martins
O encontro é promovido pela ACSP, a FAC-SP e a FecomercioSP.

O Prêmio Nobel da Paz e a democracia
O silêncio do governo brasileiro diante do Nobel da Paz concedido a María Corina Machado expõe contradições na política externa e no discurso democrático de Lula.

O novo ministro do STF
Com a renúncia de Barroso, espera-se que o novo ministro possua notável saber jurídico e respeite a Constituição original.

A essência da soberania e o democratismo
O lançamento do livro "A Constituição e a Liberdade" celebra os 90 anos do autor e reforça a liberdade de expressão como base da democracia.

Relançamento "Razões das virtudes e vícios da Constituição de 1988"
Novo lançamento do livro do jurista Ney Prado contará com debate sobre a Constituição de 1988.

Desafios da reforma tributária brasileira
A transição ao novo modelo tributário expõe incertezas econômicas, riscos jurídicos e desafios de adaptação para empresas e governos.

Caminho alternativo para negociar o tarifaço
O governo Lula perdeu espaço para negociar o tarifaço com os EUA. Soluções devem partir da sociedade e do setor privado, segmento por segmento.

Advocacia Gandra Martins anuncia especialista em Direito Tributário
A chegada de Natália Lima Ross reforça a atuação do escritório em um momento importante de reforma tributária no país.

O IOF sobre operações cambiais
Deveria prevalecer o desenho do IOF, de natureza clara e nitidamente regulatória.

APET homenageia o jurista Ives Gandra da Silva Martins
A cerimônia acontecerá no dia 6/8, às 18h, em São Paulo.

O normativismo brasileiro
O critério de produtividade parlamentar muitas vezes privilegia o número de proposições legislativas em detrimento da sua relevância ou técnica.

O candidato conservador para as eleições de 2026 no Brasil
Debate eleitoral de 2026 inclui articulação de centro-direita e defesa do fim da reeleição com mandatos mais longos, em prol da estabilidade institucional.

Personalidades jurídicas celebram os 90 anos de Ives Gandra Martins
Evento aconteceu em SP, na última sexta-feira, e foi idealizado pelo advogado tributarista e especialista em agronegócio Eduardo Berbigier.

Almoço celebra os 90 anos do jurista Ives Gandra em São Paulo
Amigos e admiradores homenageiam a trajetória do professor Ives Gandra da Silva Martins e sua contribuição ao direito brasileiro.

A igreja católica - eterna e sua dimensão temporal
Com o Papa Francisco não foi diferente. Ele continuou a grande obra de seus antecessores. Enfatizou a misericórdia, o diálogo inter-religioso e a atenção aos marginalizados. Buscou uma Igreja mais próxima dos pobres e engajada em questões sociais e ambientais.

O infame julgamento de Cristo e o perfil de um magistrado
Reflexão sobre o julgamento de Cristo e a importância da imparcialidade na justiça como pilar essencial da democracia e da verdadeira fé.

Considerações sobre a decisão da 1ª turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu
Quatro pontos jurídicos que divergem da decisão do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu.

O STF e o foro privilegiado
"O Supremo, eleito por um homem só, não poderia alargar, como fez agora, sua competência para estender o foro privilegiado, até exteriorizando uma visão política bem acentuada, a fim de incluir pessoas que deveriam ser julgadas pelo juiz natural".

O derretimento do governo Lula
Pesquisa aponta queda da popularidade de Lula, com avaliação negativa em alta. O artigo analisa o cenário econômico e político, alertando para os riscos da inflação.

O aumento disparado nos preços dos alimentos e os equívocos do governo Lula
Mudanças nas políticas do presidente Lula, aspectos econômicos, jurídicos e políticos que impactam o Brasil em seu terceiro mandato.

O STF transformou-se em poder político - E isso é péssimo para o Brasil
O texto analisa a mudança de atuação do STF, criticando sua transformação de um órgão técnico em um poder político, o que pode comprometer a segurança jurídica e o equilíbrio entre os Três Poderes.

O STF de ontem e o de hoje
A Suprema Corte mudou de um poder técnico para um poder político, legislando e administrando. Esse ativismo gera insegurança jurídica e impacta o equilíbrio institucional.

Jurista Ives Gandra da Silva Martins celebra 90 anos
O aniversário do advogado é amanhã, dia 12/2.

O Brasil para 2025
O texto analisa economia, política e governança são analisadas, destacando impactos de decisões fiscais, jurídicas e discursivas na estabilidade e no futuro do país.

O aval brasileiro ao ditador Maduro
Nicolás Maduro assumiu seu terceiro mandato como presidente da Venezuela em meio a contestações sobre fraude eleitoral, protestos populares e condenações internacionais.



